Projeto Asas - Dê Asas a Liberdade!!





É sabido que a tempos a fauna silvestre brasileira vem sofrendo com todo tipo de agressões praticadas pelo homem, como o tráfico de animais, que é a terceira maior atividade ilícita praticada no mundo ficando atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, desmatamentos, expansão urbana, espécies invasoras, entre outras.
Assim, com a perda de habitats e fragmentação de ecossistemas, várias espécies de animais estão próximas da extinção, quando não já foram extintas.

A partir desse cenário, o Instituto Estadual de Florestas – IEF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, em parceria, desenvolveram o Projeto ASAS – Áreas de Soltura de Animais Silvestres, com o objetivo de devolver animais silvestres vítimas do tráfico à natureza, oferecendo condições para que se possa respeitar rigorosamente a distribuição geográfica histórica e exigências ambientais dos indivíduos a serem liberados.
Para isso, o IEF conta com o apoio dos proprietários de áreas rurais para cadastrar suas propriedades como área de soltura. Para participar, o proprietário interessado em fazer parte do projeto deve manifestar-se, voluntariamente, através do cadastro prévio de sua propriedade no site www.ief.mg.gov.br  ou através da unidade do IEF de sua região. Após cadastro, o órgão ambiental avaliará as informações e selecionará as áreas que possuem perfil para participar do Projeto ASAS/MG, entrando em contato com o proprietário para vistoria e demais procedimentos necessários.

Com uma atenção especial para a região de Januária, o Escritório Regional Alto Médio São Francisco do IEF de Januária convida os proprietários de áreas nessa região para participar do projeto, uma vez que tal região apresenta vários biomas sendo berço de uma grande variedade de espécies, muitas em risco de extinção, como o tamanduá-bandeira, o canário-da-terra, o papagaio, o gato do mato pequeno, o lobo guará preto (raríssimo) e a Arara azul. Por ser habitat de tantas espécies e apresentar áreas bastante preservadas essa região se faz de grande importância para o projeto.

Imagem captada por armadilhamento fotográfico de um Lobo Guará Preto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, próximo à cidade de Chapada Gaúcha (MG). Primeiro registro no mundo de um animal dessa espécie.
Assim, o IEF de Januária, conta com a cooperação e união de todo nessa luta pela vida dos animais silvestres e pela riqueza de nossa biodiversidade!


Fernando Magalhães / Analista Ambiental ERAMSF.
Adaptado do Folder publicitário do PROJETO ASAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG