Programa busca recuperar nascentes e sanar a falta d’água

Com a urgência em recuperar as nascentes, para a preservação de mananciais, e sanar a escassez hídrica no município de Patos de Minas, o Programa de Preservação e Recuperação de Nascentes das Microbacias dos Rios Paranaíba e São Francisco, Pronascentes, criado pelo IEF Escritório Regional do Alto Paranaíba (ERAP) e parceiros, disponibiliza mudas e sementes para a recomposição vegetal nas microbacias da região. 


Com o plantio de mudas, ocorre um aumento da infiltração de água da chuva no solo, impedindo o processo de assoreamento das nascentes. Além disso, essa medida atrai pássaros e outros animais que, naturalmente, trarão novas sementes para contribuir com o reflorestamento da área em longo prazo.

As nascentes as quais o Programa é desenvolvido pertencem à microbacia do córrego Canavial, o qual é afluente do córrego Monjolo, afluente do Rio Paranaíba.

Área na qual o Projeto é desenvolvido
Foto: Divulgação IEF

O lançamento do Programa ocorreu em março deste ano e, na ocasião, 100 mudas de espécies nativas foram cultivadas. O plantio nas demais nascentes se iniciou recentemente com o início do período chuvoso, que se estende de novembro a março.

O plantio é realizado pelos proprietários das terras onde as nascentes se localizam e monitorado pelos alunos-pesquisadores do Pronascentes, que são estudantes de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).


Para Geize Marques, coordenadora do Programa Pronascentes, essa prática contribui para a diminuição da temperatura local, mantendo o solo úmido por mais tempo. Após a chuva, o processo de evaporação da água é retardado, com isso, mais água se infiltra no solo, alimentando a nascente.

“As árvores também protegem o local da erosão, evitando que a terra deslize e a nascente seja soterrada. A vegetação contribui para manter a boa qualidade da água, funcionado como um filtro de poluentes que estejam presentes no solo” afirma a coordenadora.

Karoliny Alvarenga
Ascom/Sisema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG