Compostagem caseira é alternativa sustentável para resíduo orgânico doméstico

Técnica, que é simples, pode ser feita em casas e apartamentos; veja algumas dicas para implantar o sistema

Fazer a compostagem caseira dos resíduos orgânicos é uma ótima alternativa para reduzir a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que mais da metade do volume total de resíduos produzidos no Brasil é de material orgânico, que muitas vezes é descartado inadequadamente, causando impactos ambientais negativos. Apesar de não ser uma prática nova, a compostagem domiciliar ganha cada vez mais popularidade, por ser uma alternativa sustentável de tratamento do resíduo orgânico.

O processo da compostagem promove a decomposição dos alimentos por meio da ação dos micro-organismos, transformando restos de frutas, legumes e verduras em um rico adubo, tanto na forma líquida como sólida. 

A técnica pode ser feita em casas e apartamentos, e o tamanho da composteira vai depender do volume de matéria orgânica produzida e do espaço disponível na residência. Além disso, o processo pode acontecer de maneira natural – apenas dispondo os resíduos nas caixas – ou também é possível acelerar e estimular a compostagem com o uso de minhocas, por exemplo. A técnica é chamada de vermicompostagem ou minhocário.

Após a escolha do melhor tipo de processo e da composteira (podem ser utilizadas caixas plásticas, baldes de margarina ou manteiga de 15kg ou mais, entre outros), é preciso cuidar para que a composteira não gere mal cheiro.

Veja as principais dicas para fazer a compostagem caseira:


Aproveitamento integral dos alimentos

As cascas podem ser utilizadas para o preparo de diversos pratos. Para aproveitar as cascas deve-se deixar o alimento alguns minutos em solução clorada. Do abacaxi, por exemplo, pode-se retirar a polpa e fazer um chá da casca. Dessa casca cozida para o chá, é possível fazer um suco. E o resíduo que foi coado do suco, quando espremido, é utilizado para fazer um bolo. Sementes de abóboras e algumas frutas podem ser torradas e transformadas em farinha.


Dica retirada e adaptada do site: www.agenciaminas.mg.gov.br



Educação Ambiental
IEF/ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG