Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas

A Rede Mosaicos de Áreas Protegidas (REMAP), WWF-Brasil, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) realizaram, nos dias 10 a 12 de maio de 2016, em Brasília/DF, o Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas.


Os Mosaicos são conjuntos de áreas protegidas adjacentes, próximas ou sobrepostas, que se unem para facilitar a gestão integrada e participativa do território em que estão inseridas. Elas fazem isso buscando encontrar soluções para problemas comuns, dividir experiências e partilhar recursos – otimizando custos e esforços e fortalecendo a conservação e sustentabilidade de sua região.



Eles surgiram como figuras jurídicas em 2000, no Decreto que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Atualmente, existem 22 Mosaicos reconhecidos oficialmente em nosso País – e existem articulações locais que buscam o reconhecimento de cerca de mais 15 deles. 

O IEF, através do Escritório Regional Alto Médio São Francisco, faz parte do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, criado em 2009, e que, atualmente, conta com 07 Unidades de Conservação estaduais: APA Pandeiros, APA Cochá Gibão, Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, Parque Estadual da Mata Seca, Parque Estadual Veredas do Peruaçu, Parque Estadual Serra das Araras e Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. A Estação Ecológica de Sagarana, pertencente ao Escritório Regional Noroeste, em breve também será incluída neste Mosaico.

A comitiva do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu foi uma das maiores no Workshop, tendo grande destaque e reconhecimento. Representaram o IEF/ERAMSF no evento, a Assessora Jurídica Yale Bethânia Andrade Nogueira e o Coordenador de Áreas Protegidas Carlos Eduardo Giovani Fonseca.

Veja mais fotos do evento:
(Clique na imagem para ampliar)

 

 

 





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG