Mosaico Sertão Veredas Peruaçu pode se tornar o maior no bioma Cerrado
![]() |
Com a entrada das UCs, o Mosaico passará de 1.8 milhão de hectares para mais de 3 milhões de hectares, se tornando o maior do Cerrado Foto: Bento Viana/WWF-Brasil |
Com apoio do Fundo CEPF (Critical Ecosystem Partnership Fund), o WWF-Brasil e a organização parceira Funatura promoveram a discussão sobre a inclusão de dez novas Unidades de Conservação no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, que atualmente já conta com 15 UCs. A proposta foi apresentada e discutida na última reunião da Câmara Técnica de Gestão Integrada das UCs do MSVP, em que o WWF-Brasil faz parte da coordenação, e será deliberada na próxima reunião do Conselho Consultivo do Mosaico, a ser realizada em abril.
Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), um mosaico é constituído quando existem UCs próximas, justapostas ou sobrepostas, pertencentes a diferentes esferas de governo ou de gestão particular. A legislação prevê ainda uma gestão integrada e participativa, envolvendo os gestores das áreas protegidas e a população local de forma a compatibilizar a presença da biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o Brasil tem 22 mosaicos, sendo 14 Mosaicos Federais e oito Mosaicos Estaduais.
O Mosaico Sertão Veredas Peruaçu foi reconhecido em 2009, sendo um dos primeiros a serem estabelecidos no bioma Cerrado, representando uma área chave para garantir a conservação do Cerrado. São mais de 1.8 mil hectares de área, abarcando diferentes categorias de unidades de conservação, de proteção integral e uso sustentável. Inclui também quatro comunidades quilombolas e duas terras indígenas Xacriabás, em 11 municípios no norte/noroeste de Minas Gerais e um município do sudoeste da Bahia, uma região que reúne paisagens impressionantes e únicas.
“A ampliação do MSVP nessa região, que abriga um dos maiores remanescentes de Cerrado, é uma decisão que irá incrementar o corredor ecológico em benefício da fauna e flora existentes, e que vai suprir gargalos que, por muitas vezes, limitam o desempenho das ações de conservação, como, por exemplo, a falta de recursos humanos e infraestrutura. Como parte do Mosaico, poderemos otimizar esses pontos e promover intercâmbios de experiências, trazendo maior ganho de qualidade para a gestão das áreas protegidas”, declarou Sandro Borges, gestor do Refúgio Federal de Vida Silvestre do Oeste Baiano, uma das unidades que está em vias de inclusão no Mosaico.
![]() |
Mapa do Mosaico de unidades de conservação Grande Sertão Veredas |
Além da rica biodiversidade o território é uma rica fonte de água. É lá que se encontra o aquífero Urucuia, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do país, e o Rio Carinhanha, importante afluente do São Francisco contribuindo com 20% de sua vazão. Apesar disso, um estudo do WWF-Brasil registra que 37% da região do Mosaico já foi alterada para implantação de monocultivos o que gera impactos às áreas protegidas, aos recursos hídricos e às populações locais. Um cenário, infelizmente comum para o Cerrado, já que é o bioma que mais se desmata atualmente no Brasil.
Kolbe Soares, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil, considera que a ampliação do Mosaico irá fortalecer as ações de integração das áreas protegidas e comunidades associadas, além de planejar e executar estratégias conjuntas contra o ímpeto do desmatamento que assola a região”.
“Com a entrada dessas UCs, o Mosaico Sertão Veredas Peruaçu tornará o maior em área e número de unidades de conservação do Cerrado. Ele passará de 1.8 milhão de hectares para mais de 3 milhões de hectares, representando um grande passo na integração das ações de sustentabilidade e conservação dos recursos naturais”, reforça Kolbe.
Veja a lista das UCs que preiteiam a entrada no Mosaico:
-Refúgio Federal de Vida Silvestre do Oeste Baiano
-APA Federal das Nascentes do Rio Vermelho
-Parque Natural Municipal do Pequi
-APA Municipal de Uruana de Minas
-Reserva Biológica Estadual Serra Azul
-Reserva Biológica Estadual do Jaíba
-APA Estadual Lajedão
-APA Estadual Serra do Sabonetal
-Parque Estadual Verde Grande
-Parque Estadual Lagoa do Cajueiro
Fonte: WWF
Comentários
Postar um comentário