Observação de Aves no PE Serra das Araras e RDS Veredas do Acarí

 Kleber Silveira e Nelson C. Pedro observando aves em vereda (foto: Ricardo Mendes)
Nos dias 05 e 06 de agosto de 2015 foi realizada uma visita de reconhecimento em Unidades de Conservação estaduais localizadas no entorno da Serra das Araras, município de Chapada Gaúcha, estado de Minas Gerais. Participaram da visita os observadores de aves Ricardo Mendes, Kleber Silveira e Nelson Cabral Pedro. Os visitantes foram acompanhados pelo guarda-parque Ailton.


A visita teve dentre seus objetivos avaliar aspectos como acessibilidade, instalações, principais atrativos, estado de conservação e grau de dificuldade das trilhas e, principalmente, as espécies de aves que potenciais visitantes podem encontrar por lá.

O primeiro dia foi dedicado a conhecer as características e fitofisionomias presentes em cada Unidade de Conservação, sendo a parte da manhã na RDS Veredas do Acari e à tarde no PE Serra das Araras. Em pontos onde os observadores notaram a presença de aves houve paradas para identificação, registro e catalogação das espécies.

No segundo dia foram avaliados, com mais detalhes, locais acessíveis por duas estradas que adentram a RDS Veredas do Acari, para identificação de pontos estratégicos para observação de aves ao longo das mesmas.
A grande extensão, variedade de ambientes e presença de cursos d’água são fatores chave para a diversidade da avifauna que habita as Unidades de Conservação visitadas. Esses fatores certamente favorecem também a permanência de espécies de outros grupos da fauna e flora na região, embora eles não tenham sido temas de estudo nessa visita.


Dentre as espécies encontradas, as seguintes merecem destaque:

  • Limpa-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri): em Minas Gerais habita a porção noroeste do estado. Precisa dos buritis para sobreviver, pois vive exclusivamente nas folhas dessas palmeiras;
    limpa-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri) (foto: Ricardo Mendes)
  • Sebinho-rajado-amarelo (Hemitriccus striaticollis): em Minas Gerais habita a porção noroeste do estado. Frequenta matas úmidas ao longo de rios, em locais onde a vegetação seca cede lugar para matas ciliares com maior índice de umidade;
  • Gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii): espécie com poucos registros em Minas Gerais;
    gaviãzinho (Gampsonyx swainsonii)(foto: Ricardo Mendes)
  • Suiriri-da-chapada (Suiriri islerorum): espécie recentemente descrita, ocorre no Brasil Central entre 250 e 750 metros de altitude. Habita bordas de capoeiras, cerrados, campos cerrados, chapadas e campos sujos. Consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
    suiriri-da-chapada (Suiriri islerorum)(foto: Kleber Silveira)
  • Sanã-de-cara-ruiva (Laterallus xenopterus): restrita ao Brasil Central e ao Sudeste, aparentemente encontrada apenas no cerrado, consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
  • Papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops): consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
  • Cigarra-do-campo (Neothraupis fasciata): consta na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN sob a categoria “Quase ameaçada [NT]”, está perto de ser classificada ou provavelmente será incluída numa das categorias de ameaça (“Criticamente em Perigo [CR]”, “Em Perigo [EN]” ou “Vulnerável [VU]”) num futuro próximo;

Responsável Técnico: 
Ricardo Lopes de Souza Mendes – Guia de Observação de Aves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG