Seminário discute gestão territorial e uso do solo no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu


Foto: Márcia Lederman

Aconteceu nos dias 28 e 29 de junho de 2017, no Auditório do SESC, em Januária, o 1º Seminário de Gestão Territorial e Uso do Solo, promovido pelo Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, conselho de caráter consultivo formado por 44 entidades da sociedade civil e órgãos públicos. O IEF, através dos Escritórios Regionais Alto Médio São Francisco e Noroeste, faz parte do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, contando com 08 Unidades de Conservação estaduais: APA Pandeiros, APA Cochá Gibão, Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, Parque Estadual da Mata Seca, Parque Estadual Veredas do Peruaçu, Parque Estadual Serra das Araras, Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari e Estação Ecológica de Sagarana.

Entre os objetivos do Seminário estavam a socialização das informações atualizadas sobre a transformação ocorrida no uso e ocupação do solo na região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu (11 municípios do Norte e Noroeste de Minas Gerais e 01 município no Sudoeste da Bahia) e dar início à elaboração de diretrizes para desenvolvimento sustentável do território do Mosaico. Foram apresentados dados de monitoramento e situação no território do Mosaico, tais como: desmatamento, incêndios, licenciamento e acompanhamento de atividades potencialmente poluidoras, entre outros assuntos, conscientizando autoridades, setor produtivo e sociedade em geral sobre os impactos ambientais e sobre o uso racional dos meios naturais.

Houve a participação maciça dos representantes do Conselho do Mosaico, agronegócio, comunidades tradicionais, quilombolas, membros das cooperativas agroextrativistas e do turismo de base comunitária, pesquisadores, instituições públicas, ONG’s, entre outros.

No Seminário aconteceram ainda, palestras, debates e trabalhos em grupo para pensar e propor o uso e ocupação do território de forma a estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento sustentável da região.

A Assessora Jurídica do Escritório Alto Médio São Francisco e Conselheira do Mosaico, Yale Bethânia Andrade Nogueira, ressaltou que “é de extrema importância a discussão de novas idéias e ações que ajudem na proteção e conservação dos recursos naturais. Também é fundamental a sugestão de propostas que busquem o equilíbrio na proteção ambiental e no desenvolvimento econômico da região, gerando assim novas formas de sustentabilidade e geração de renda. Isso para o Regional é muito bom, pois auxilia na gestão compartilhada das Unidades de Conservação, unindo diversos setores em prol de um bem comum”.

Para Kolbe Soares, Analista de Conservação do WWF-Brasil e Conselheiro do Mosaico, “o Seminário foi muito exitoso, principalmente porque conseguiu reunir os diversos segmentos com atuação na região do Mosaico, buscando soluções conjuntas para diminuir os altos índices de desmatamento e de incêndios, nesta que é uma das regiões mais importantes para conservação do remanescente de Cerrado existente em Minas Gerais, uma vez que o Mosaico Sertão Veredas Peruaçu possui quase 2 milhões de hectares”.

Fotos do evento abaixo:

Foto: Márcia Lederman


Foto: Márcia Lederman

Foto: Márcia Lederman

Comentários

  1. Parceiros do IEF,
    Obrigado pelo apoio na realização de mais esse evento em nosso Mosaico.
    Precisamos unir esforços para diminuirmos os incêndios e os desmatamentos em nossa região.
    Viva o Cerrado em Pé!!
    Kolbe Soares
    WWF-Brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG