Cidadania Ribeirinha abre inscrições para monitores

Interessados em atuar em projeto voltado para comunidades banhadas pelo São Francisco podem se inscrever até 8 de abril. Foto: Wilian Dias
Abertas na última terça-feira (20/2/18), prosseguem até o dia 8 de abril as inscrições para seleção de monitores e mobilizadores sociais que vão atuar nas atividades de implantação, execução e divulgação dos projetos comunitários de educação ambiental do Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ao todo, 36 vagas estão disponíveis. Informações sobre a ficha de inscrição e os folhetos de divulgação podem ser consultados no edital do processo seletivo. As inscrições são gratuitas.

Como em anos anteriores, a edição 2018 do Cidadania Ribeirinha contempla comunidades rurais dos municípios de Januária e São Francisco (Norte de Minas), beneficiando as localidades de Riacho da Cruz, São Joaquim e Várzea Bonita (Januária) e Bom Jardim da Prata, Jiboia e Retiro (São Francisco).

Os projetos comunitários estão focados no reaproveitamento dos resíduos sólidos, no extrativismo vegetal sustentável, na recuperação de nascentes, na produção de mudas em horto comunitário e nas frutas regionais. O início do ano é a fase de seleção dos monitores e mobilizadores sociais, que vão atuar nas atividades de implantação, execução e divulgação dos projetos.As populações dessas localidades, banhadas pelo Rio São Francisco, foram escolhidas por apresentarem os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre aquelas que integram a bacia no Estado. Desde 2015, a iniciativa conta com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

Educação ambiental - Os selecionados serão contratados como profissionais autônomos, para prestação de serviço temporário, a fim de atuar nos projetos comunitários de educação ambiental (PCEAs) a serem implementados nas comunidades rurais contempladas, onde deverão desempenhar as seguintes atividades: 
Participar de treinamento oferecido pela ALMG; 
Realizar tarefas manuais, operacionais, de mobilização e de divulgação necessárias à implementação dos PCEAs; 
Elaborar, mensalmente, relatório escrito ou oral das atividades desenvolvidas; 
Trabalhar em sintonia com a comissão comunitária gestora dos PCEAs e com a equipe da ALMG responsável pela gestão do Cidadania Ribeirinha. 

Prazos e requisitos – O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de abril. O período de contratação será entre 1º de junho e 30 de novembro de 2018.

O monitor/mobilizador social contratado deverá, obrigatoriamente, ter 18 anos ou mais; ter participado do Curso de Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, oferecido pelo Cidadania Ribeirinha em 2015; residir na comunidade onde será implantado o PCEA para o qual apresentou a sua candidatura ou em comunidade vizinha que esteja articulada com esse projeto comunitário.

Na seleção, serão considerados os seguintes critérios: a capacidade de articulação e diálogo nas suas respectivas comunidades; a habilidade para acompanhar a implementação do PCEA a ser desenvolvido nessas comunidades; e a igualdade de gênero, a fim de fortalecer os movimentos de mulheres do campo, conforme o edital 01/2013 do Fundo Nacional do Meio Ambiente.

Remuneração - O valor bruto de remuneração por hora-trabalho é de R$ 10, devendo cada monitor/mobilizador contratado cumprir um total de 48 horas-trabalho mensais, por um período de seis meses. Do valor bruto de remuneração serão deduzidos os tributos legais.

Os monitores/mobilizadores sociais contratados farão jus a auxílio-transporte no valor de até R$ 12 por dia. O cálculo do auxílio-transporte será feito a partir de distâncias maiores que 2 km.

As fichas de inscrição distribuídas poderão ser entregues nos seguintes locais e horários:
Fonte: ALMG

Comentários

  1. Bom dia! Parabéns pelo seu blog. É muito informativo e bem elaborado. No entanto, esta faltando uma informação, colocar a fonte das fotos.
    Quem é o fotografo que fez esta foto linda?
    Obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG