Ação de revitalização na comunidade Indígena Xacriabá Aldeia Peruaçu


No último dia 02/03 vários parceiros, instituições e voluntários se uniram à Comunidade Indígena Xacriabá Aldeia Peruaçu para uma ação de grande importância naquela região.

A região que foi atingida por um enorme incêndio no ano de 2013, perdurando por 8 meses, destruindo quase em sua totalidade uma área imensa de Veredas, foi cenário do plantio de mais ou menos 100 mudas de Buritis!

Atendendo a uma demanda da comunidade Xacriabá Aldeia Peruaçu, o horto florestal do IEF em Januária, produziu as mudas com as sementes que foram retiradas e cedidas pela própria Associação!

Segundo o senhor Pedro Cardoso da Silva, presidente da associação: "Essa ação será muito importante para a recuperação e revitalização da área que foi degradada." 

"Essa ação é parte de um projeto maior de revitalização que já está sendo implantando. O projeto consiste numa barragem subterrânea, para realização do controle dos próximos incêndios, além de técnicas de manutenção e revitalização através do plantio de mudas nativas." Salienta o Professor da UFMG Flávio Pimenta de Figueiredo.

A atividade que foi realizada na área de sobreposição de Terra Indígena com a APA Cavernas do Peruaçu contou a participação da Associação Indígena Xacriabá Aldeia Sumaré Peruaçu, IEF, ICMBio, IBAMA, UFMG, Secretaria de Meio Ambiente de São João das missões e Prefeitura de Januária.



 
 
 
 
 
 

         
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG