APA Cochá Gibão e APA do Rio Pandeiros na Semana do Meio Ambiente 2019


A Escola Estadual São José do Gibão na APA Cochá e Gibão foi palco de um dia de campo com os funcionários do IEF de Bonito de Minas.

O evento ocorreu no dia 04 de junho, onde foi ministrada uma palestra com a temática ambiental e posteriormente foram distribuídas várias mudas de árvores frutíferas e nativas.
Também foram plantadas várias mudas no entorno da escola que é frequentada por alunos do ensino fundamental ao ensino médio.

Não podemos deixar de destacar também o apoio da Fundação Caio Martins (FUCAM), e do Horto Florestal do IEF de Januária que tem sido grandes parceiros na oferta de mudas para abrilhantar as atividades de educação ambiental.
Aproveitando a oportunidade, no retorno para Bonito de Minas os funcionários coletaram várias sementes de árvores do cerrado para serem repassadas aos parceiros. 

No dia 05 de junho, data do marco onde se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, os Agentes de parque participaram de várias atividades de educação ambiental na Escola Municipal Elzita Gasparino Pimenta, anos iniciais do ensino fundamental. Tanto no turno matutino quanto vespertino foram ministradas palestras sobre o Meio Ambiente. 

Logo após as palestras, os educadores da escola com a colaboração dos agentes de parque e monitores ambientais do IEF apresentaram para os alunos o início de um projeto intitulado “O Lixo é Luxo” sobre reciclagem com o objetivo de despertar a responsabilidade que temos na proteção dos ecossistemas.

Várias brincadeiras e debates foram desencadeados, o que contribuiu positivamente para a conscientização dos alunos que farão parte do futuro onde: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil). 

No dia 07 de junho as atividades de educação ambiental se intensificaram durante todo o dia, a partir disso, três equipes foram formadas para atender as solicitações de algumas escolas representadas nas APAs.

Na parte da manhã, uma equipe se deslocou para a Escola Municipal Francisco Borges Monteiro na comunidade Água Doce, para realizar o encerramento do “2º Concurso de Desenho com Frase e o tema - Água, Juntos Vamos Preservar”. 

O projeto previa que além dos desenhos premiados no dia 22 de março, em comemoração à Semana da Água; aquele que ganhasse maior número de curtidas no Facebook ganharia um prêmio extra.
Ao fim do projeto, os funcionários do IEF aproveitaram a oportunidade para debater com os alunos e professoras sobre a Semana do Meio Ambiente.

Ainda pela manhã uma segunda equipe se deslocou à Escola Estadual Professor Henrique de Mattos e em parceria com a Polícia Ambiental foi apresentado para os alunos do ensino médio uma palestra acompanhada de videoclipes e animações. 

A atividade se repetiu no turno da tarde e foi bastante participativa. A diretora Ana Viana e alguns professores presentes participaram e elogiaram bastante a ação. De antemão disseram ainda que mais apresentações desta magnitude precisam ser apresentadas com maior frequência e em outras escolas também. 

A tempos o meio ambiente pede socorro e ninguém melhor de que a classe estudantil para desenvolver e praticar técnicas de preservação e conscientização. Com essa colocação as atividades de educação ambiental na Escola Estadual Professor Henrique de Mattos foram finalizadas.
Para finalizar as comemorações desta data tão especial, uma terceira equipe foi encaminhada para a Escola Municipal Lourenço Alves da Rocha que ministra aulas do pré-escolar ao 5º ano na comunidade Catolé Lorão. Lá ocorreu concurso de desenho, visita à RPPN Fazenda Almécegas e Visita à Vereda São Francisco com o objetivo de estimular os alunos na criação dos desenhos. Dando sequência ocorreu as premiações dos desenhos, apresentação de paródia, poesias e finalizou - se com uma palestra ministrada pelos agentes do IEF que posteriormente fizeram uma distribuição e plantio de mudas na escola.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG