Alunos do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes concluem terceira etapa de pesquisa no norte de Minas Gerais

Foto: Prof. Marcos Magalhães
Depois de percorrerem mais de mil quilômetros entre Inconfidentes e Januária, no norte do Estado de Minas Gerais, sete alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Câmpus Inconfidentes, orientados pelo professor Marcos Magalhães, cumpriram, entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, a terceira etapa do Projeto “Biodiversidade de Vespas e Etnoentomologia no Norte de Minas Gerais”. A pesquisa busca encontrar nova espécie de libélula na região e catalogar espécies de vespas própria daquele ecossistema.

Foto: Prof. Marcos Magalhães
Além de coletar novas espécies de vespas, os pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais visitaram cinco escolas municipais e uma estadual. “Atingimos mais de cem alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi distribuído um folder educativo sobre vespas e uma caneca. Apresentamos uma peça teatral, que permitiu uma ótima interação entre a escola e projeto”, contou o coordenador da pesquisa, professor Marcos Magalhães.





Conhecimento do Ecossistema

Foto: Prof. Marcos Magalhães
Em uma semana de trabalho de campo, a listagem de espécies de vespas chegou a 38, com três novos registros para Minas Gerais. Mais de 50 espécies de libélulas foram coletadas com chance real de descoberta de uma nova espécie para a ciência.

Segundo o professor emérito da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Ângelo Machado, que auxilia na descrição dos animais encontrados, o trabalho dos pesquisadores do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes contribui para o conhecimento do ecossistema do Estado. “Na pesquisa de campo realizada pelo IFSULDEMINAS, se coletou material de grande valor para as ciências, sobretudo, para o conhecimento da biodiversidade da região. As imagens dos amimais são espetaculares”, comentou o docente que há 60 anos trabalha com libélulas e já publicou 97 obras sobre o assunto. “É necessário descrever as características das espécies antes que elas se extingam”, alertou professor Ângelo, descrevendo o professor e coordenador dos trabalhos, Marcos Magalhães, com “ótimo pesquisador e coletor”.

Caravana do IFSULDEMINAS volta em abril 

A caravana do IFSULDEMINAS visitou duas unidades de conservação: o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e Refúgio da Vida Silvestre, nas proximidades do rio Pandeiros. A pesquisa conta com o apoio do IEF – Instituto Estadual de Floresta e da Prefeitura de Januária – MG. A próxima expedição dos pesquisadores está agendada para abril de 2015, quando pretendem ampliar o contato com as escolas da região, além de coletar material biológico referente à estação do outono.“A chuva atrapalhou um pouco mas foi bem-vinda na região, já que lá não chovia desde dezembro. Contudo, foi proveitosa pelo material coletado e pelas atividades desenvolvidas nas escolas”, avaliou professor Marcos Magalhães.
Foto: Prof. Marcos Magalhães

Texto retirado e adaptado do site: www.ifs.ifsuldeminas.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG