Boletim Informativo - REVS do Rio Pandeiros


Nos dias 4 e 5 de novembro o Gerente do REVS do Rio Pandeiros, o monitor ambiental Lucas, o Coordenador de Áreas Protegidas do ERAMSF e a empresa social Equilíbrio Natural, realizaram ação no rio Pandeiros a fim de fazer levantamento de dados e testes de viabilidade de uso público do local e junto às comunidades tradicionais. 

Esse levantamento foi realizado embasado pela ação discutida no Conselho Consultivo das UCs do Mosaico tendo o Projeto de Turismo Eco Cultural de Base Comunitária Mosaico Grande Sertão Veredas Peruaçu como base.

Foram dois dias de descida no rio, levantando três possibilidades de circuito; perto, médio e longo. Compreendidos da cachoeira do balneário, até o final do pântano, onde houve o surgimento de pequena queda da água formada por tabatinga, argila branca, ou até a foz do Velho Chico. 

Nesta expedição , Foram percorridos 47 km de caiaque, onde foi levantado possíveis pontos de apoio para caicadas, circuito de bike, trilhas e cadastro das comunidades, seus potenciais. Pessoas e produtos (modo de vida e cultura, artesanato e frutos do sertão).

Demarcamos todos os pontos que podem servir de apoio para futuras expedições ou locais com potencias para desenvolvimento do turismo, sempre envolvendo a comunidade local. 

Foi observado também pressões ambientais, atividades inadequadas, situação constrangedora do RIO PANDEIROS E DO PANTANAL MINEIRO e atividades como gado não condizentes com o Refúgio.

Nesse sentido valorizam-se ainda mais o uso do turismo em favor da proteção, monitoramento e beneficio do meio ambiente e da biodiversidade, sem contar que são atividades possíveis de serem geradoras de renda para as comunidades ao mesmo tempo prestar trabalho em favor da proteção biodiversidade e da natureza. 

Essa atividade e outros levantamentos e eventos testes no REVS Pandeiros como tirolesa, bóia cross, flutuação, pontos para desenvolvimento de escalada, bolden, slak line, whather line sobre o Rio Pandeiros, visam embasar a elaboração do Plano Emergencial de uso Público do REVS Pandeiros. 
Durante a descida paramos nas comunidades ribeirinhas e fizemos momentos de conscientização ambiental, recebemos denúncias, entre outras realidades, mostrando assim o potencial positivo de tal atividade a serviço do meio ambiente e proteção da biodiversidade local.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG