Boletim informativo PE Serra das Araras e REDS Veredas do Acarí

Nesse boletim serão apresentadas algumas das principais atividades desenvolvidas pelo Parque Estadual da Serra das Araras e Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari no segundo semestre 2016.

INSTALAÇÃO DE CABOS DE SUSTENTAÇÃO NAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DAS UNIDADES
Com o apoio do Escritório Regional Alto Médio São Francisco, foi adquirido e instalado cabos de aço para sustentação nas torres de observação das Unidades.
As torres são de madeira e são muito utilizadas durante o período crítico para observação de focos de incêndios na região.
Os cabos têm a função de sustentar as torres e dar mais segurança as pessoas que nelas sobem, além de aumentar a vida útil das mesmas prevenir acidentes.

EQUIPE DE REPORTAGEM DA GLOBO MINAS VISITA O PE SERRA DAS ARARAS
Uma equipe da TV Globo Minas visitou o PE Serra das Araras para gravar reportagem sobre o Parque para o Programa Terra de Minas que é um programa jornalístico da TV Globo que mostra as belezas, curiosidades e a história do estado de Minas Gerais.
O objetivo da reportagem é incentivar o turismo na região, mostrar as belezas naturais do Parque e as curiosidades.
A reportagem foi exibida dia 19 de novembro de 2016.
    


EDUCAÇÃO PARA A VIDA
O gerente das Unidades e sua equipe junto com a RPPN Aldeia participaram da Semana de Educação para a Vida na Escola Estadual Serra das Araras. Em uma rodada de conversas falaram sobre as Unidades, a importância de preservação do meio ambiente, focos de incêndios e mostraram fotos de animais fotografados dentro da REDS Veredas do Acari.
 

 







PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS
No mês de julho o PREVINCÊNDIO realizou um curso de brigada para selecionar brigadistas para atuarem no PE Serra das Araras e na REDS veredas do Acari. Em agosto foram contratados 20 Brigadistas da Força Tarefa Previncendio, sendo 10 para cada Unidade que trabalharam na prevenção e combate a focos de incêndio florestais.
Durante o período crítico foi feito monitoramento nas torres de observação das Unidades e em pontos estratégicos para identificar focos de incêndios. Nas comunidades do entorno das Unidades de Conservação foram realizados trabalhos de conscientização e orientação sobre a queima controlada.








Na REDS Veredas do Acari foram 13 focos de incêndio com um total de 706,78 hectares queimadas dentro e 77,83 no entorno da Unidade.
No PE Serra das Araras foram 04 focos no entorno com um total de 276,06 hectares queimadas e 01 foco dentro – na área de um posseiro – com 15,06 hectares queimadas.
As queimadas podem ocasionar a degradação do ambiente, erosão, perda da biodiversidade, prejudicando a fauna e a flora do cerrado, entre outros fatores negativos.

OBSERVADORES DE AVES VISITAM A REDS VEREDAS DO ACARI
A REDS Veredas do Acari recebeu os observadores de aves Ricardo Lopes de Souza Mendes, Daniel Teodoro Esser Neto e Marcos Tadeu Mourão, além do ornitólogo e analista ambiental, Daniel Filipe Dias para praticar observação de aves e aprofundar conhecimentos sobre a avifauna local.

Acompanhados do zelador Ailton o grupo foi a pontos já mapeados em visita preliminar, realizada em agosto de 2015, da qual Ricardo Mendes e Ailton também participaram. Nos 03 dias de visita foram encontradas 82 espécies de aves, 36 novas em relação à lista do ano anterior.
As Veredas foram as mais exploradas, onde destaca-se a presença do limpa-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri).
A novidade é a saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira), e o beija-flor chifre-de-ouro (Heliactin bilophus), ambos avistados nas árvores do cerrado menos denso que ocorre no entorno da vereda.
Nas áreas campestres destaca-se a presença do mineirinho (Charitospiza eucosma), da cigarra-do-campo (Neothraupis fasciata), do suiriri-da-chapada (Suiriri affinis), papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops).
novidade para essa área foi o registro de um casal de bacurauzinho (Nannochordeiles pusillus), registrado no crepúsculo. Trata-se de uma espécie com poucos registros de ocorrência no extremo norte de Minas, considerando as bases de dados colaborativas Táxeus e Wikiaves.
Saíra-de-papo-preto (Hemithraupis guira)Foto: Marcos Mourão
Limpa-folha-do-buriti (Berlepschia rikeri)Foto: Marcos Mourão
Papa-formiga-vermelho (Formicivora rufa)Foto: Ricardo Mendes
Em visitas futuras existe a proposta de conhecerem áreas com ecossistemas diferentes dos já visitados, como a Vereda da Aldeia, onde existem grandes áreas alagadas.
A realização de visitas em outros meses do ano também está sendo avaliada.

CONSTRUÇÃO DE MATA-BURRO

Um mata-burro de madeira foi construído no limite da Unidade, na estrada que dar acesso a Comunidade Riachinho, a estrada é muito utilizada por moradores da região que deixavam a porteira aberta facilitando a entrada de animais (gado e cavalo) para a Unidade.
Com a construção do mata-burro esses animais ficam impedidos de entrar na Unidade e pisotear as veredas existentes na região.


ENCONTRO COM FAMÍLIA TRADICIONAL
Em uma ação conjunta do IEF, Secretaria Municipal de Saúde e Comunidade do Pequi, foi realizado um encontro com a família do Sr. José dos Reis (família tradicional que reside dentro da REDS Veredas do Acari) da Comunidade de Barreiro Novo para um bate papo sobre cuidados com o meio ambiente, saúde, despacho correto de lixo e queimadas.
Houve entrega de brinquedos e roupas para a família que é muito carente e finalizou com um almoço.
 

BARRAGINHAS DE CONTENÇÃO DE EROSÃO

Algumas erosões estão assoreando a Vereda Feio que é muita utilizada pelos moradores da região e pelos romeiros das festas de Santa Cruz e Santo Antônio que acontecem na Vila Serra das Araras.
Para amenizar um pouco a situação, funcionários fizeram pequenas barraginhas de contenção em erosões dentro da Unidade.
Essas barraginhas têm a finalidade de conter o material sólido carregado pelas enxurradas evitando que provoquem assoreamento da vereda, elas foram construídas com os pinos que ainda existem dentro da Unidade.

PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA
A Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias realizou “O Dia da Família na Escola” com a participação de pais, alunos, educadores e autoridades locais.
Todos foram bem recebidos e assistiram uma missa sertaneja, apresentações artísticas e culturais apresentadas por pais e alunos, o gerente das Unidades Cícero de Sá Barros falou sobre a escassez de água na região, as causas e necessidade de preservação das nascentes e sobre o período crítico.
 


FILHOTE DE TAMANDUÁ-BANDEIRA
O animal foi recolhido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Montes Claros – MG que está sendo cuidado para futuramente ser devolvido ao seu habitat.
O tamanduá-bandeira é listado como "vulnerável" pela IUCN. Foi extinto em algumas partes de sua distribuição geográfica e corre grande risco de extinção. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a caça e a destruição do habitat, é um animal susceptível a ser atingido fatalmente por incêndios e atropelamentos.
Apesar do risco de extinção, pode ser encontrado em Unidades de Conservação.
Um filhote de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi entregue no escritório do IEF na Vila Serra das Araras por um morador, segundo ele o filhote foi encontrado próximo à Vila sem a mãe, no escritório ele recebeu os cuidados básicos.

CONFRATERNIZAÇÃO
Todo ano é realizada a festa de confraternização entre os funcionários da REDS Veredas do Acari, PE Serra das Araras, Brigadistas da SEMAD e parceiros.
Em 2016 a confraternização das Unidades aconteceu no dia 02 e 03 de dezembro com a presença dos funcionários das Unidades, familiares e parceiros, totalizando aproximadamente 60 pessoas.
Foi um momento de convívio com os amigos onde se celebrou o final do período crítico e a passagem de mais um ano de trabalho.
As atividades realizadas têm o objetivo de cumprir a programação anual das Unidades, com o intuito de promover o desenvolvimento e proporcionando a melhoria da qualidade de vida das comunidades que contribuem de modo significativo para o equilíbrio ambiental das mesmas.
 

 

 

ESCRITÓRIO REGIONAL ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO COMEMORA 20 ANOS
No dia 12 de dezembro o Escritório Regional Alto Médio São Francisco realizou em Januária – MG uma festa em comemoração aos 20 anos do Escritório.
A festa contou com a presença de gerentes e funcionários das UCs abrangidas pelo Regional, de autoridades locais e do Diretor Geral do IEF João Paulo Mello Rodrigues Sarmento.
 


CONTATOS:
E-mail: cicero.barros@meioambiente.mg.gov.br
Fones: (38) 3634-2037
(38) 98815-2798 – vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG