15 de Outubro – Dia do Professor e do Educador Ambiental





No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Além disso, também se comemora o Dia do Educador Ambiental. Esse profissional que mais que um educador, transmite a ação efetiva do ser humano no ambiente, pregando assim atitudes coerentes para a harmoniosa relação entre nós e a natureza.
Educação Ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países. Foi proposta em 1999 no Brasil e tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais. Assim, no Brasil são desenvolvidos programas de educação ambiental com a finalidade de promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias à preservação e conservação da natureza, além de campanhas e ações. Evidencia-se a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, pela qual foi legitimada a importância dessa atividade.
A Educação Ambiental envolve ciência, ética, compromisso e atitudes e, acima de tudo, a transmissão de informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e à compreensão da realidade para conscientizar sobre uma mudança correta de atitudes. Propiciar uma atividade na prática pode ser garantia de um aprendizado efetivo. Assim, o papel do educador ambiental busca formar agentes críticos e reflexivos no que diz respeito à nossa postura em relação à existência de todas as formas vivas, não vivas e da nossa própria existência.
Atualmente, a Educação Ambiental é considerada como uma resposta para a sobrevivência da humanidade nas próximas décadas, pois depende da capacidade do ser humano compreender os princípios básicos do meio ambiente e adaptar-se a eles. Por isso, uma nova tendência é esse ramo da educação se tornar uma qualificação essencial para os políticos, líderes empresariais e profissionais de todas as áreas, e ser finalmente considerado um assunto essencial na educação primária, secundária e superior.
Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
Vemos, assim, a importância desse profissional em organizar o conhecimento, analisar o mundo a sua volta de forma crítica e, assim, ajudar a reconstruir um planeta mais justo, mais sustentável e mais solidário.


A Educação Ambiental no ERAMSF

No Escritório Regional Alto Médio São Francisco, o trabalho é coordenado pela equipe de Educação Ambiental que define as ações relativas à educação ambiental e apóia as atividades de turismo ecológico.
É destinada, principalmente, às instituições de ensino e às comunidades vizinhas à unidade de conservação, visando à formação de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, de modo a promover a participação dos indivíduos destas regiões na preservação do equilíbrio ambiental. Entre suas atuações, está a coordenação e promoção de campanhas e atividades educativas relacionadas à preservação e à proteção da biodiversidade.

Veja exemplos dos nossos trabalhos clicando nos links abaixo:



Arborização na Escola E. Augusto Martins em Novembro de 2014

Blitz Educativa na cidade de Januária em Setembro de 2017





Distribuição de mudas na comunidade Areião em Setembro de 2017


"Felizes os educadores que aprendem a fazer da ação de cada dia a semente 
da nova sociedade." 
- Ivan Teófilo




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG