Programa Água Brasil marca presença no Fórum Aliança Cerrado

Participantes do Fórum Aliança Cerrado se reúnem em mesa redonda para discutir as ações de 2018 do projeto. Foto:Luciana Lopes
Em sua terceira reunião anual, o Fórum Aliança Cerrado é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal e busca proteger o bioma, que é um dos mais ameaçados do Brasil. Considerado o berço das águas do país, o Cerrado ocupa 1/4 do território brasileiro e contribui com as águas de 8 das 12 regiões hidrográficas do Brasil.

Recentemente, o bioma vem sofrendo uma série de ameaças e a intenção da Aliança é justamente ser um fórum permanente para conservar o Cerrado e promover seu uso sustentável, com integrantes da sociedade civil, governos locais, iniciativa privada, terceiro setor e academia.

Na pauta do encontro do último dia 10 estava a apresentação do plano Recupera Cerrado e do mapa de áreas prioritárias para recuperação e conservação do Cerrado, além do planejamento das ações para 2018.
Integrante da Aliança, o Programa Água Brasil (PAB) atua no Cerrado desde 2010, buscando a melhoria da qualidade e aumento da capacidade hídrica da região. O Programa é uma parceria entre Banco do Brasil, WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil.

Neste encontro anual, o PAB auxiliou na realização do evento, que aconteceu Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), localizado no Jardim Botânico de Brasília.

A beneficiária do Água Brasil, Fátima Cabral, é líder da Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera) e participou do evento. Foi muito bom e produtivo ouvir todos os encaminhamentos concretos feitos até aqui. Para 2018, teremos um grande Edital para o Recupera Cerrado que deve restaurar 14 mil hectares de terra até 2030. Estamos bem animados!”, comentou.

Fonte:WWF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG