Dia Mundial da Limpeza 2019

O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA é considerado a maior ação cívica da história! É uma idéia que teve início na Estônia em 2008 e pode mudar o mundo.
A ideia de limpar coletivamente um país começou quando 50.000 pessoas que se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Em sua primeira edição a ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.


No Brasil, o movimento acontece desde 2012 sendo que no ano de 2018 foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil pessoas retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

O IEF - URFBIO Alto Médio São Francisco encabeçou essa ação em toda sua área de abrangência, através de suas Agências, AFLOBIOS, Escritórios e Unidades de Conservação, juntamente com diversos parceiros e voluntários!

Segue algumas fotos com o registro dessas ações que certamente fizeram a diferença por onde passaram! 
E lembrem - se: Manter um ambiente limpo é dever de todos!


Chapada Gaúcha

AFLOBIO Chapada Gaúcha

A limpeza foi realizada no dia 20 de setembro nas ruas do município, e plantio de ipês nas principais vias da cidade.
Parceiros: Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Epidemiologia, Obras e Urbanismo, Escola Municipal Santo Agostinho (Alunos da Professora Arinaide Orosolin).
















Serra das Araras
Parque Estadual Serra das Araras/ REDS Veredas do Acarí

A limpeza foi realiza no dia 20 de setembro em todo perímetro da Vila Serra das Araras - Parceiros: Escola Estadual Serra Das Araras, Escola Municipal Santo Antônio, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos






Bonito de Minas
Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros/ Área de Proteção Ambiental Cochá Gibão 

Dia 20/09 a ação seguiu pelas avenida José Borges Monteiro até a Ponte do Rio Borrachudo onde os alunos foram recolhendo o lixo encontrado e conscientizando as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente. E ainda plantaram algumas mudas nas margens do Rio Borrachudo.

No dia 21 de setembro a limpeza foi feita na área do Balneário do Rio Catulé. As crianças também fizeram uma apresentação sobre a importância das árvores e plantaram algumas mudas no local.
Parceiros: Escola Municipal Elzita Gasparino Pimenta, Guarda Mirim Henrique de Mattos, Prefeitura Municipal de Bonito de Minas, Madeireira Bom Jesus, Demar Marceneiro, Vereador Miquéias Figueiredo, Açougue União, Açougue do Junim e Valmir Coutinho




Matias Cardoso
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro/ Parque Estadual Verde Grande/ APA do Lajedão

A ação foi realizada no dia 20 de setembro a ação iniciou com um passeio ciclístico pelo centro da cidade até a orla do Rio São Francisco onde os voluntários recolheram o lixo encontrado e conscientizaram as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente. E ainda plantaram algumas mudas nas margens do Rio.
Parceiros: Prefeitura Municipal de Matias Cardoso, Copasa, Escola Estadual Dom Bosco e Escola Municipal Argemiro de Souza Filho




Jaíba
 Reserva Biológica da Serra Azul e Reserva Biológica do Jaíba

No dia 20 de setembro a ação iniciou com palestras sobre o Dia Mundial da Limpeza e o Dia da Árvore. Em seguida os alunos, professores e comunidade foi realizada uma limpeza na vias Públicas e do córrego da Comunidade de Serraria.

Na oportunidade a Reserva Biológica da Serra Azul fez a doação de três tambores de lixo para que a escola possa fazer a coleta seletiva do lixo dentro da Escola.
Parceiros: Escola Municipal Dona Amélia Pacheco, Distrito de Irrigação do Projeto Jaíba Etapa II (DIJ2), Viveiro de mudas de Mocambinho (IEF), Comunidade de Serraria



Januária
Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros


A ação que foi realizada no dia 23 de setembro na Comunidade de Remansinho.
Parceiros: Escola Municipal de Remansinho e a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Obras e de Transporte, além do Conselho de Meio Ambiente de Januária












Manga
Parque Estadual da Mataca Seca


A ação realizada no dia 21 de setembro contou com a participação de todos os funcionários e brigadistas da Unidade, foi efetivada em setores específicos do Parque a fim de evitar o acúmulo de resíduos e proliferação de animais peçonhentos, além de melhorar a experiência na visitação da UC



Serra do Sabonetal

A ação aconteceu no dia 21 de setembro, com a limpeza da lagoa marginal do rio São Francisco, conhecida comumente por Lagoa do Juazeiro. Iniciou - se 08h30min, sendo concluída as 11h30min, com um percurso total de 4,8 km ao redor da lagoa.
Parceiros: Associação da Comunidade da Ilha da Maria Preta




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG