IEF ministra curso de formação de brigada voluntária em Itacarambi

De acordo o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, os parceiros que se prontificam a apoiar as UC’s nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e os recursos disponíveis para essas atividades, são imprescindíveis no combate aos sinistros. Diante da relevância dessas parcerias com fazendas, comunidades e outras instituições, foi feito o pedido da fazenda ICIL (Industria e Comercio Itacarambi), localizada no município de Itacarambi, para um curso de formação de brigada voluntária, para atuarem no interior da propriedade e se necessário, o apoio nas unidades de conservação circunvizinhas. 

A título de informação, a fazenda supracitada está localizada entre um complexo de unidades de conservação em âmbito federal, estadual e em terra indígena, a saber, em área de amortecimento do Parque Estadual Lagoa do Cajueiro e limítrofe com o PARNA Cavernas do Peruaçu e reserva indígena Xacriabá. Além de estarem nas adjacências dessas UC’s, ao norte temos o Parque Estadual da Mata Seca e ao sul a APA Serra do Sabonetal. 

Foram três dias de curso, com a participação de 16 funcionários da fazenda, totalizando uma carga horária de 24 horas, com disciplinadas que abordaram desde o princípio de formação dos incêndios, formas de combate, formas de incêndios, relatórios, ferramentas de combate, SCO, até a extinção do sinistro. 

O curso teve o apoio logístico do gestor da APA Serra do Sabonetal José Luiz, e Antônio (Mgs) e da facilitadora Simone Gomes (Previncêndio). O curso foi ministrado pelos instrutores Sargento Carvalho (Corpoaer) e Raimundo Nonato (Monitor Ambiental da APASS). 

Dada a importância da formação da Brigada Voluntária, ação no qual o Previncêndio executa, a atuação ocorre em todo o estado de Minas Gerais, onde existem as demandas de criação de Brigadas Voluntárias.
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG