Blogueiros por Minas

Minas Gerais vai receber nas próximas semanas, entre os dias 14 e 27 de maio, a visita de blogueiros especializados em turismo, de várias partes do Brasil. A ação, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), tem como objetivo divulgar os parques de Minas e promover o turismo nas regiões.


De acordo com pesquisa realizada pela Diretoria de Pesquisa e Informação Turística da SETUR, 69% das pessoas preferem planejar e executar suas viagens por conta própria.

Nesse caso, os blogs de viagem são o canal de informação preferido dos viajantes. Nesse sentido, levando em consideração que as pessoas são influenciadas diretamente pela internet, a pesquisa revelou que 60% já mudaram o destino de uma viagem após buscar informações na internet.

Embasado nisso, o secretário de estado de Turismo, Ricardo Faria, afirma que “utilizar essa ferramenta de promoção é essencial para divulgar Minas Gerais nos cenários nacional e internacional. A ação, que visa atrair um fluxo cada vez maior de visitantes para o estado é um mecanismo direto de promoção de destinos e proporciona aos convidados a oportunidade de vivenciar, conhecer e experimentar os destinos visitados”.

Três parques estaduais foram selecionados para a presstrip: o Parque Estadual do Rio Preto, que será visitado entre os dias 14 e 18 de maio, o Parque Estadual do Itacolomi, do dia 19 a 22 e por último o Parque Estadual do Rio Doce, entre os dias 23 e 27 de maio. Com dezenas de atrações, sugestões de trilhas e atividades ao ar livre, os parques irão despertar nos turistas, através do relato dos blogueiros, o interesse em conhecer de perto a riqueza da biodiversidade mineira, e desvendar preciosos tesouros naturais guardados entre as montanhas, bem como vivenciar um intenso contato com a natureza em meio aos mais belos cenários do estado.

Técnicos da Setur acompanharão todo o percurso com os blogueiros. Fique ligado nessa aventura através das Redes Sociais da pasta e dos convidados.

Conheça um pouco sobre o que aguarda os blogueiros:

Parque Estadual Rio Preto

Localiza-se na Serra do Espinhaço na região do Vale do Jequitinhonha, no município de São Gonçalo do Rio Preto. Com área de 121km², o parque apresenta afloramentos rochosos, cachoeiras, piscinas naturais e é importante na proteção das nascentes da bacia do Rio Jequitinhonha e de diversas espécies de fauna em situação de risco. 

A vegetação característica é o cerrado, com formações campestres, savânicas, que incluem árvores inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e distorcidas, medindo entre três e seis metros.

Parque Itacolomi

O parque localiza-se na porção Sul da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e a sudeste do quadrilátero ferrífero, no centro do estado de Minas Gerais. Situada nos municípios de Ouro Preto e Mariana, a unidade possui 75,43 Km². O Pico Itacolomi, principal símbolo do parque, está a 1.772m de altitude.

Coberto por uma vegetação bastante diversificada, o parque abriga campos rupestres, florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da mata atlântica. Nas partes mais elevadas das montanhas aparecem os afloramentos rochosos. 

Parque Estadual do Rio Doce

Maior floresta tropical de Minas Gerais possui também a maior área contínua de mata atlântica preservada no estado. Foi a primeira unidade de conservação estadual criada no território. Com 359,76 km², o Parque Estadual do Rio Doce detém rica biodiversidade e árvores centenárias.

O principal bioma é a mata atlântica, que adentra regiões com florestas altas. É possível encontrar o jequitibá, a garapa, o vinhático e a sapucaia. Em alguns pontos, aparecem espécies raras e ameaçadas de extinção, como o jacarandá-da-bahia e a canela sassafrás. Com o objetivo de aproveitar a riqueza da flora de forma educacional, a unidade tem um herbário, com espécies identificadas e informações de suas características morfológicas.


Acesse:



Blogs:








Matéria retirada do site: www.ief.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG