Tá com calor? Plante árvores!

Com os altos índices de temperatura que as cidades brasileiras vêm marcando nos últimos dias, todo mundo tem procurado as melhores maneiras para amenizar o calor. Vale água de coco, água normal, sorvete e principalmente a sombra de uma árvore, que pode ser muito refrescante.

Para quem não sabe, as árvores desempenham um papel fundamental na redução do ‘efeito de ilha de calor’ nas áreas urbanas. A temperatura nas cidades geralmente é mais elevada do que no campo, por dois motivos principais: por um lado, pela concentração de fontes de calor e, por outro, pelas propriedades térmicas dos materiais das construções, que facilitam a acumulação de calor.

No verão então, o ambiente urbano fica particularmente desagradável. A boa notícia é que as árvores têm uma poderosa capacidade de, através da sua sombra e da evapotranspiração, que libera a umidade no ar, amenizar este efeito dessa ilha de calor. “As árvores captam a água do subsolo pelas raízes e a evaporam por meio de estruturas microscópicas localizadas nas folhas”, afirma o biólogo Magno Castelo Branco, da ONG Iniciativa Verde.

Indiretamente, elas também contribuem para amenizar o clima do planeta ao reduzir o uso de energia. “Em lugares com adensamento e concentração de árvores, você tem uma exigência menor de ar-condicionado nos meses quentes”, afirma o biólogo. Como os processos de geração de energia em geral liberam gases do efeito estufa, ao proporcionar a redução do consumo de energia, as árvores afetam positivamente o clima da Terra.

Que tal você colaborar plantando uma árvore? Faça a sua parte e colabore com o nosso planeta!!

Sustentabilidade nas cidades


Quando se fala no desenvolvimento de uma cidade, automaticamente a ideia é de que o lugar evolua no que diz respeito à estrutura oferecida para seus cidadãos. Por outro lado, o movimento de urbanização é também responsável por uma série de alterações na relação entre aquele espaço e o meio ambiente.

Dentre todas as mudanças está o aumento da impermeabilização nos centros urbanos, além dos grandes níveis de gases poluentes emitidos de maneiras diferentes. Desta forma, o resultado é a transformação do clima nas cidades, fazendo com que sofram com temperaturas mais altas e baixa umidade relativa do ar como principais consequências.

Para explicar este processo, é preciso identificar uma das características mais comuns ao asfalto e construções presentes nas cidades, que é a absorção e armazenamento do calor gerado pela energia do sol (ex: o mormaço), responsável por elevar ainda mais a temperatura dentro deste ambiente. O papel das árvores entra justamente nesta fase, com a tarefa de amenizar o desequilíbrio ecológico criado pela grande concentração de gases carbônicos.

Por essa razão, a natureza tem uma função tão importante dentro deste espaço, que é reparar, dentro do possível, os estragos causados pelo dióxido de carbono (CO2), principal causador do efeito estufa. Isso acontece principalmente durante a fotossíntese, quando as plantas removem o CO2 na atmosfera e, consequentemente, ajudam a diminuir a concentração desse gás.

Também com as árvores, a formação de mais sombras ajuda a tornar o ambiente mais fresco, através da evapotranspiração, responsável por liberar a umidade no ar. Assim, mesmo que indiretamente, as árvores podem ser consideradas como um dos fatores mais importantes para diminuir o aquecimento global.

Fonte:BLOGIVECO/PENSAMENTOVERDE

Comentários

  1. Atenção arquitetos e urbanistas, vamos projetar para as pessoas e também para a cidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG