Visite as UCs

O Estado de Minas Gerais possui diversas áreas naturais com grande potencial de visitação. Esse tipo de atividade auxilia na sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação do meio ambiente e ainda fortalece a sustentabilidade econômica da unidade. Essas visitas têm principalmente fins recreacionais, educativos e turísticos, permitindo diversos usos dos recursos naturais e culturais existentes na unidade de conservação.
Por se tratar de ambientes naturais, as unidades de conservação, além do lazer e do contato com a natureza, também proporcionam situações de riscos e perigos tais como, animais peçonhentos, quedas e rolamentos de pedras, raios, cabeças d'água, terrenos acidentados e escorregadios, quedas de árvores e galhos e outras forças da natureza, incluindo variações climáticas bruscas.  O visitante deve estar ciente que as UCs possuem atrativos localizados geralmente em áreas remotas, de difícil comunicação, transporte e, principalmente, resgate. Além disso, buscas, evacuações ou cuidados médicos imediatos podem ter atrasos significativos.
Diante disto para visitar áreas naturais, é importante que sua viagem seja planejada e proporcione benefícios a Unidade de Conservação, portanto, apresentamos oito dicas fundamentais para uma conduta consciente em ambientes naturais, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e o Centro Excursionista Universitário.



Portaria nº 34/2018 que estabelece as normas e procedimentos para o acesso e permanência nas dependências das unidades de conservação.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG

Especial - Parque Estadual Serra das Araras