Diagnóstico Socioambiental da região do Carinhanha


Segue um breve relato em relação ao trabalho de fiscalização realizado no âmbito do regional juntamente com o COPAER, nos municípios de Manga, Miravânia, Juvenilia, Montalvânia e São João das Missões, localizados no semi-árido mineiro.

Foram seis horas e meio de voo, com lavratura de 6 autos de infração, por desmates em florestas estacionais semi decidual e decidual (Mata Seca), sem autorização, supressão de espécies ameaçadas de extinção ou protegidas por lei, intervenção em área de preservação permanente dentre outras infrações, totalizando 938,97 ha e R$ 94.559.502,69  de multas.

Fora isto foram identificadas intervenções graves na foz do Rio Carinhanha com o Rio São Francisco, importante refúgio de fauna, flora que teve cerca de 35 % de sua área afetada (desmate, incêndio, pesca, etc).

Os dados apresentados atestam a necessidade urgente de campanhas de fiscalização e conscientização nos municípios supracitados, cuja presença do estado é incipiente. Ademais, são áreas de extrema e elevada vulnerabilidade natural e de mesmo grau de importância para conservação.

Em novembro de 2013, foi realizado um sobrevoo na região do Carinhanha, onde foram constatados diversos desmatamentos ilegais, bem como a produção ilegal de carvão com mata nativa, conforme fotos abaixo.   

Desmate ilegal e formação de lareiras

Desmate e carvoeijamento ilegal

Também foi constatado um grande número de hectares queimados, resultantes de incêndios florestais criminosos. Essa prática, muitas vezes utilizadas para a renovação da pastagem, traz enormes prejuízos para a áreas de cerrado, para fauna e para os corpos d’água da região. Grande parte das áreas queimadas estão localizadas próximo ao assentamento de Porto Agrário, na margem mineira do rio Carinhanha, que conforme foto abaixo, após ter grandes áreas desmatadas e queimadas, parece estar abandonado.

Assentamento Porto Agrário, desmate ilegal e queimadas

A retirada da vegetação nativa, por desmatamento ou queimada resulta diretamente no assoreamento e posterior desaparecimento dos recursos hídricos da região, aspecto bastante preocupante, uma vez que o rio Carinhanha está localizado na região do Semiárido Mineiro, onde a escassez de água é um problema bastante grave para s populações locais. Nas fotos abaixo é possível identificar enormes áreas desmatas, com seus solos expostos e como resultado, as áreas pantanosas e lagoas marginais do Carinhanha totalmente secas.

Mata ciliar totalmente devastada e ilegalmente desmatada
Áreas alagadas do Carinhanha completamente secas e assoreadas
 
Foz do rio Carinhanha no São Francisco, solo exposto e vegetação queimada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG