"Esclarecimento" - Lista de pagamentos realizados para os beneficiários do Bolsa Verde
Diante de algumas questões levantadas por algumas pessoas
com relação à Lista de pagamentos realizados para os beneficiários do Bolsa
Verde, segue alguns esclarecimentos do Carlos Silveira.
1 - há previsão de novos pagamentos?
Por enquanto não há confirmação que temos financeiro para
novos pagamentos. Porém é preciso esclarecer o seguinte, pelos dados que nos
foram deixados pela Secretaria Executiva anteriores, levantamos que
devemos cerca de R$ 19 milhões em benefícios dos editais de 2010 e
2011, sendo que para este pagamento realizado em 2013, foram disponibilizados
aproximadamente R$ 6,7 milhões, cerca de 30% da “nossa dívida”. Estes pagamentos
realizados em 2013, são restos a pagar de 2012, que o ex diretor do IEF tinha
autorizado o empenho a época (não há como incluir novos nomes para pagamentos,
novas demandas autorizadas), sem nenhum critério, mesmo que o Comitê Executivo
tenha deliberado o procedimento para o pagamento registrado em ata. Quando estávamos
executando as conferencias para elaboração de tabela com dados cadastrais,
valores de benefícios e dados bancários, para os pagamentos dos benéficos
ficamos sem entender, por exemplo, como uma proposta coletiva do edital de 2010
com dez requerentes favoráveis somente 3 dos 10 estavam autorizados o empenho.
Ficamos sem entender até o momento porque não os dez foram autorizados os
empenhos tendo em vista que são favoráveis e compõem o mesmo processo. Quando
percebemos esta fragilidade, ou seja, foram autorizados os empenhos (restos a
pagar de 2012) dos editais de 2010 e 2011, sem justificativa alguma de quais
eram os critérios, sendo este fato para a Autarquia seria difícil de ser
explicado hoje, pois da época da autorização até hoje a justificativa foi
perdida e quem fez não está aqui para dar explicações. Assim imediatamente
tomamos as providências de realizar os pagamentos de todo o edital de 2010, e
depois retomar os pagamento do edital de 2011. Uma porque do edital de 2010 já
temos os termos assinados e documentação conferida, o que já não é regra para
2011 e outra seria mais transparente e por pior que seja o critério escolhido
pelo menos agora tem um. Dos R$ 6,7 milhões, pelo meu balanço ainda resta cerca
de um pouco mais de R$ 1,5 milhões, de saldo de restos a pagar de empenho de
2012 dos beneficiários do edital de 2011 e não tem os de 2010. Destes de 2011
muitos ainda não possuem toda a documentação que deve conter nos processos, que
trás uma insegurança para a realização dos pagamentos, assim optamos pelo
cancelamento deste saldo junto a SPOF/SISEMA, e solicitamos orçamento,
financeiro, empenho e pagamento para finalizar o edital de 2010 e iniciar o de
2011 com os beneficiários que apresentaram sua documentação e que o processo
esteja finalizado e termo assinado. Até o momento não fomos comunicados se
haverão mais recursos disponíveis. Estamos dependendo de uma negociação da
SUPOF/SISEMA com a SEPLAG. Voltamos a situação anterior a os pagamentos
2 – Pagamentos rejeitados
Ontem estive conversando com o Superintendente da
SUPOF/SISEMA, e a informação sobre o nosso prazo para recolhimento dos dados
bancários do Baco do Brasil, de conta corrente específica em nome do
beneficiário não são precisas tanto para ele quanto para nós, mas o
quanto mais rápido a informação chegar melhor, pois a qualquer momento este
recurso poderá ficar indisponível. Estamos optando de protocolar os documentos
nas agencias e unidades desconcentradas do IEF para dar segurança ao
beneficiário, porém o envio eletrônico das informações podem agilizar o
procedimento para o “repagamento” dos benefícios. Dos aproximadamente 190
beneficiários já temos 50 e estamos encaminhando hoje para a SUPOF esta lista.
Demandei da ASCOM SISEMA agora em novembro, que fosse realizado via
site-internet um comunicado aos beneficiários sobre as dúvidas mas até o
momento não foi ao ar. Preparamos e elaboramos o comunicado e não fomos
atendidos até o momento.
Agora qualquer dúvida específica que não for esclarecida
aqui só nos demandar que estamos a disposição.
3 – Com relação ao Imposto de renda, precisamos de
informações da SUPOF/SISEMA como são realizados os descontos, haja vista
devemos (SISEMA) seguir as recomendações e procedimentos específicos da Receita
Federal.
Alguns casos acredito que sejam poucos podem ocorrer erro
nosso na conferência sobre os valores de benéfico e isto será corrigido em
momento oportuno e os esclarecimentos caso a caso serão apontados. Temos uma
prioridade agora que seria instruir processos do bolsa verde pela manutenção da
vegetação nativa para a SUPOF, isto demandará nosso tempo integral para
realizar cópias dos termos, das ordens de pagamento e os laudos de vistoria dos
809 beneficiários que receberam este ano. Aproveitaremos também esta atividade
para iniciar a preparação do envio dos processos para os Regionais. Estamos
prevendo que os regionais vão ficar com os processos que estão aqui conosco.
Estamos elaborando uma ordem de serviço que trata do assunto.
Carlos Silveira
Me.
Ciência Florestal (Restauração de Ecossistemas)
Especialista
Geoprocessamento
Engenheiro
Florestal/IEF/DDCF
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