Projeto Cidadania Ribeirinha - Seminário de Turismo Sustentável


A Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerias, através do Projeto Cidadania Ribeirinha realizou em Itacarambi - MG nos dias 15 e 16 de maio de 2014, o Seminário de Turismo Sustentável. O evento contou com a presença e participação de diversas autoridades políticas, representantes de alguns segmentos da sociedade civil, empresários, professores e alunos da rede pública de ensino.

A abertura do evento ficou por conta do Deputado Adelmo Carneiro Leão 3º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Durante a fase de abertura o prefeito Ramon Campos deu boas vindas a todos os presentes e destacou a necessidades de diversas ações em favor das políticas publicas de meio ambiente, infra-estrutura e turismo em Itacarambi, nos municípios do Circuito Turístico Velho Chico e em toda a região Norte de Minas Gerais.

O evento seguiu com palestras sobre os seguinte temas e seus respectivos palestrantes: Plano de Manejo, Estágio Atual e Perspectiva do Peruaçu como Atrativo Turístico -  Evandro Pereira (Gestor do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu-ICMBIO), Aspectos Mercadológicos do Turismo - Aline Magalhães (Analista Técnica da Microrregião de Januária – SEBRAE), Programas de Regionalização do Turismo - Eduardo Henrique de Oliveira (Advogado Consultor Técnico Legislativo de Turismo da ALMG. Gestor do Circuito Serra do Cabral). Após o primeiro ciclo de palestras abriu-se espaço para debates sobre os assuntos abordados e em seguida uma pausa para o almoço.

No período da tarde o 2º ciclo de palestras seguiu com: Patrimônio Cultural – Estética e Poética para o Desenvolvimento do Turismo – Rodrigo Flávio de Melo Faleiro (Educador e Analista de Gestão, Proteção e Restauro do IEPHA-MG), As Condições Atuais e as Perspectivas para a Navegação do Rio São Francisco – Luiz Felipe de Carvalho Gomes Ferreira (Engenheiro. Superintendente da Administração da Hidrovia do São Francisco – AHSFRA), As Condições de Segurança para a Navegação e Turismo no São Francisco – Capitão-de-Corveta Márcio de Oliveira Mesquita – Capitão dos Portos do São Francisco, Articulação Regional da Política de Turismo e o Papel do Circuito Velho Chico – Clevane Moreira Tavares – (Gestora Política do Circuito Turístico Velho Chico. Agente de Desenvolvimento do SEBRAE MG), Os Recursos e Atrativos Naturais do Circuito Velho Chico – Leidson dos Reis Nunes (Turismólogo. Monitor Ambiental do Parque Estadual do Verde Grande-IEF). Em seguida abriu-se novo espaço para os debates e logo após os trabalhos do primeiro dia de evento foram encerrados.

No dia seguinte foram realizadas 3 oficinas no Espaço Artesita, local utilizado pela Associação das Artesãs de Itacarambi para desenvolver, expor e comercializar seus trabalhos. Os temas abordados nas oficinas foram a Culinária e os aspectos indispensáveis para o turismo, coordenada por Leonardo Noronha - ALMG; A importância dos aspectos sensoriais no turismo, por Rodrigo Flávio de Melo Faleiro - IEPHA e Políticas Publicas de Turismo por Eduardo Henrique de Oliveira – ALMG. Durante a conclusão das oficinas um grupo com nove pessoas foi criado a fim de articular junto ao Conselho Municipal de Turismo algumas ações para o desenvolvimento do turismo em Itacarambi.

É importante ressaltar algumas informações sobre o evento, tais como: a expectativa para o número de participantes que era de 300 pessoas, e foi superada logo nas primeiras horas do Seminário com a 400 pessoas inscritas. Havia no local, vários standes com produtos regionais: temperos, artesanatos, produtos derivados de frutos do Cerrado e roteiros turísticos; o evento serviu como importante canal de divulgação desses produtos. A presença de estudantes do projeto Reinventando o Ensino Médio do governo do Estado de Minas Gerais, empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura como a Radical Adventure de Montes Claros, Equilíbrio Natural de Januária e a RVC-Roteiros do Velho Chico de Itacarambi, empresários da região, artesãos de municípios do Circuito Turístico Velho Chico, e representantes das prefeituras de Manga, Matias Cardoso, Januária, Pedras de Maria da Cruz, Cônego Marinho, Bonito de Minas e São Francisco.
            A realização do Seminário de Turismo Sustentável para os Municípios que compõe o Circuito Turístico Velho Chico foi fundamental para o entendimento das Políticas Públicas de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais e dos diversos aspectos envolvidos no desenvolvimento do turismo. Um exemplo disso foi a criação de um grupo composto por nove pessoas representantes de diversos segmentos da sociedade que irá articular junto ao Conselho Municipal de Turismo - COMTUR de Itacarambi, ações e levar reivindicações dos setores envolvidos com o objetivo de desencadear melhorias efetivas para o turismo em Itacarambi; uma delas será a criação de uma proposta de projeto de lei para a Câmara de Vereadores que vise ordenar e organizar turismo no município. Essas ações poderão servir de motivação e orientação para outros municípios do Circuito Velho Chico visando o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas.
Segue mais algumas fotos do seminário:








Leidson dos Reis Nunes
Monitor Ambiental
Parque Estadual do Verde Grande - ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG