14 Contribuições pessoais para a sustentabilidade
Podemos agir com preservação e sustentabilidade em nossas vidas, em nossas casas? Sim! A resposta é simples e objetiva! Mas como ?!
1. É fundamental manter-se informado sobre as questões ambientais. Só assim é possível perceber, avaliar e tomar decisões para melhorar sua qualidade de vida. Lembre-se: informação é poder.
2. Forme e/ou participe de associações comunitárias voltadas ao meio ambiente. Desta forma você exerce seus deveres e direitos de cidadania e contribui para uma melhor qualidade de vida.
3. Estimule a abordagem ambiental lembrando no seu dia-a-dia dos 5R:
Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Preciclar, Reeducar e Replanejar.
4. Reduza o seu consumo ao mínimo necessário, assim você gasta menos água, energia e matéria prima e, por conseqüência, gera menos esgoto, calor, poluição, desmatamentos e outros problemas ambientais.
5. Desenvolva o hábito de reutilizar materiais, desta forma você ajuda a reduzir a produção de lixo.
6. Sempre que encontrar locais onde a coleta seletiva estiver implantada, colabore: separe o lixo nos respectivos coletores e faça sua parte ajudando na reciclagem.
7. Você sabe o que é a preciclagem? É o ato de escolher produtos que não agridem o ambiente na hora da compra. Assim você incentiva empresas que preocupam-se com o desenvolvimento sustentável.
8. Reeducar nosso comportamento é essencial para garantir o futuro da humanidade. Precisamos ter consciência de que os recursos do nosso planeta são finitos.
9. É necessário replanejar nossos gastos e nosso estilo de vida. Muitas vezes adquirimos produtos que nem mesmo precisamos e ainda consumimos alimentos com excesso de aditivos químicos.
10. As árvores têm grande importância para o planeta: são abrigos de inúmeras espécies, protegem os solos, reduzem a poluição atmosférica e sonora. Ajude a protegê-las. As árvores da sua rua e da sua cidade são um patrimônio público. Lembre-se: para cortá-las, necessita-se de uma autorização especial. Denuncie se presenciar algum corte ilegal.
11. Não compre animais silvestres, peles ou quaisquer produtos extraídos de animais. Desestimule esta prática criminosa.
12. Economize energia elétrica: reduza o tempo do banho e de passar roupa, utilize lâmpadas fluorescentes compactas e desligue aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os.
13. Água potável é um recurso em escassez em muitas partes do mundo. Você sabia que já existe até contrabando de água? Portanto, ajude a economizar este recurso natural tão importante.
14. Reutilize a água sempre que possível. A água de chuva, por exemplo, pode ser utilizada para limpeza em geral e para regar plantas.
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/
Educação Ambiental - ERAMSF
Comentários
Postar um comentário