Visita técnica no PE Lagoa do Cajueiro

No último sábado 15/05/2015 a equipe do Instituto Estadual de Floresta (IEF) recebeu os estudantes do curso técnico de meio ambiente do SOEDUCAR no Parque Estadual Lagoa do Cajueiro que faz parte do Sistema de áreas protegidas do Jaiba. 
Foram abordados vários assuntos com o objetivo de promover aos alunos a vivência na área ambiental, conhecendo as funções do Parque ecológico, sua importância para preservação da biodiversidade, além do trabalho das pessoas envolvidas nas atividades do Parque,o assoreamento do rio São Francisco e a preocupação com o nível de água da lagoa também entrou em debate. A ação visou conhecer nossa biodiversidade local, sendo a maioria composta de animais de pequeno porte. Os que alcançam maior tamanho são animais como: antas, onça pintada, sucuri, jacaré - de - papo - amarelo e tamanduá bandeira. O parque também conta com abundante avifauna e inúmeras espécies de repteis, anfíbios e peixes.
O gerente da unidade Neilton Viana abordou vários assuntos em uma palestra e mostrou para os estudantes um filhote de jacaré do Papo amarelo (Caiman latirostris) que foi uma das principais atrações.O filhote foi entregue ao gerente por um morador do projeto Jaiba. 
Depois de visitar a lagoa, se encantar com a beleza e serem abordados vários assuntos, os estudantes foram acompanhados pelo monitor Glauco até a sede para um lanche, em seguida foi feito uma palestra mais profunda sobre as unidades de conservação e importância de preservação. 
Foram acompanhados pelas equipes Apa Serra Sabonetal/Rebio Serra Azul e Parque Lagoa do Cajueiro.

Zilma Mendes Lourenço
Educadora Ambiental/Bióloga
APA Serra sabonetal/REBIO Serra Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG