IEF assina protocolo de intenções para construção de Cetas

O Escritório Regional do Centro Oeste do IEF assinou, em junho, um protocolo de intenções com a 7ª Companhia de Missões Especiais (Cia Mesp), localizada em Divinópolis, para construção de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) estadual. A área foi cedida pela Polícia Militar.


O Cetas Divinópolis irá ocupar uma área de sete mil m² dentro da 7ª Cia Mesp, o que, segundo coordenador de Pesquisa e Proteção à Biodiversidade do Escritório Regional do Centro Oeste do IEF, Sotero Greco Guimarães, garantirá a segurança do Centro. “A assinatura desse protocolo é o primeiro passo para a construção do Cetas do centro oeste”, afirma o coordenador.

A previsão é que, para o próximo semestre, seja iniciada a construção de um Cetas em Januária e outro em Montes Claros. As cidades de Teófilo Otoni e Diamantina também vão ganhar Cetas e as negociações para a cessão da área já estão avançadas.
Projeto de construção do Cetas
Crédito: Divulgação IEF
Gestão Compartilhada da Fauna

A lei complementar 140 de Dezembro de 2011 fixou as normas para cooperação entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação à competência e gestão da fauna e flora do Brasil. Em junho de 2013, foi formalizado o termo de cooperação técnica entre o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e o Governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Semad e do IEF.

Para a concretização deste acordo, a Semad, o IEF e a Superintendência do Ibama de Minas Gerais elaboraram um plano de trabalho e cronograma para a transferência das atribuições. O Ibama de Minas Gerais ficará responsável pelas atividades relativas à gestão de fauna até a data prevista para a transferência.

Materia retirada e adaptada do site: ASCOM/IEF

Comentários

  1. Parabéns!!! Cada Cetas conquistado é uma vitoria para a fauna no estado de MG.

    ResponderExcluir
  2. Há dois anos assinei com o IEF o termo de responsabilidade para receber aves no Projeto ASAS.Minhas instalações estão prontas há 6 meses mas nunca recebi nenhuma ave para cuidar. Pode informar qual o problema. Antonio Alves Borges - Fazenda Cabo Verde - Riachinho - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade de Riachinho faz parte da jurisdição do Escritório Regional Noroeste. O telefone de lá é (38) 3677 - 9800 e os e-mails para contato são rejane.campos@meioambiente.mg.gov.br e nilson.garcia@meioambiente.mg.gov.br.

      Obrigado pela participação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG