Grupo de Trabalho do CAR no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu realiza sua primeira reunião do ano

Os proprietários rurais do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu estão correndo contra o tempo para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ter, com isso, a regularização ambiental de seus imóveis. 
Dia 5 de maio é o prazo final previsto pelo novo Código Florestal (lei 12.651/12), mas apenas 30% das propriedades localizadas nos onze municípios da região, que somam 1,8 milhão de hectares de Cerrado, fizeram o cadastro. Até o momento, a média estadual de cadastramento é de 60% e a média nacional de 66%. 
O GT-CAR Mosaico foi composto em abril de 2015 e é formado pelo WWF-Brasil, Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG); Associação Comunitária da Várzea Grande (APROVARG-Peruaçu), Fundação Pró-Natureza (Funatura), Prefeitura de Miravânia e de Januária, e tem o objetivo de apoiar e monitorar o andamento do cadastro no território do Mosaico. A reunião do GT ocorreu no dia 1 de março, na sede do IEF em Januária, para discutir sobre o baixo índice de cadastramento no território até o momento, além de traçar estratégias para acelerar o cadastramento no território, sem que ocorra atraso no cumprimento da lei. 
Reunião realizada no escritório do IEF/ERAMSF
De acordo com Kolbe Soares, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil e coordenador do GT, “é importante analisar detalhadamente os dados para os municípios do Mosaico, já que tem cidade que apresentou o índice de 65% de cadastro, enquanto que outras esse número não chega a 10%”. 
Miravânia, por exemplo, foi o município que mais cadastrou propriedades até o momento, uma vez que técnicos da prefeitura participaram das capacitações promovidas pelo GT CAR, além de assumirem a tarefa de confecção dos mapas para os proprietários que não possuíam, assim como preencherem os cadastros. 
Para Esmênia Duque, representante do Escritório Regional Alto Médio São Francisco do IEF no GT, “durante a reunião a principal resolução encontrada para impulsionar o CAR foi a realização de mutirões de cadastramento em alguns municípios do Mosaico”. 
O primeiro mutirão ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de março na sede regional do IEF em Januária. Mas, o cadastro será feito somente para aqueles proprietários considerados pela lei como pequenos, ou seja, menos de 04 módulos fiscais (até 260 hectares), além da necessidade da existência do mapa de sua propriedade ou memorial descritivo. Os proprietários que se encaixarem nestes quesitos deverão fazer um agendamento na sede do IEF para o atendimento nos dias do mutirão.
O CAR consiste no levantamento das propriedades e integração de suas informações ambientais, gerando uma base de dados que permita aos municípios, estados e União atuar no controle, monitoramento, identificação de passivos ambientais, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Quando aplicado, o CAR auxiliará os proprietários de terra e posseiros a proteger os recursos naturais e melhor planejar a sua produção.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 38-3621-2611, falar com Esmênia ou Laissa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG