IEF-ERAMSF realiza mutirão para o CAR

Foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de março, mutirão no intuito de dinamizar a realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural), obrigatório para proprietários e posseiros de propriedades rurais.
Cadastros sendo realizados
Atendimentos no ERASMF

Em Minas Gerais, mais de 300 mil imóveis rurais já realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência do novo código florestal brasileiro. Segundo levantamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF), esse número representa quase 60% das 550 mil posses ou propriedades existentes no estado, muitas com áreas de vegetação nativa.

De acordo com o IEF, gestor do serviço em Minas Gerais, a quantidade de imóveis já inseridos no CAR somam 21 milhões de hectares, de uma área cadastrável de 33 milhões. Do total cadastrado, 8,6 milhões de hectares são de remanescentes de vegetação nativa; cerca de 6,2 milhões, de reserva legal; e 2 milhões de hectares, de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
O índice de cadastramento em Minas Gerais é um dos maiores do país, conforme dados do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenador do CAR em território nacional.
Segue matéria veiculada pela TV Norte de Januária a respeito do mutirão:
Clique AQUI para assistir a matéria
O Mutirão que aconteceu na cidade de Januária, no escritório do IEF - Regional Alto Médio São Francisco, contou com o auxílio de diversos técnicos de outras unidades e de parceiros como a FUNATURA e o WWF.

Com essa iniciativa já foram feitos 84 cadastros, em localidades como: Januária, Cônego Marinho, Bonito de Minas, Itacarambi, Pedra de Maria da Cruz, Japonvar e Chapada Gaúcha.

Prazo para cadastramento

O prazo para cadastramento é até o dia 05 de maio de 2016. Lembrando que os cadastrados terão direito às vantagens previstas no novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). 

O principal ganho é a suspensão das infrações referentes às áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente (APPs) cometidas até 22 de agosto de 2008. Outras vantagens dizem respeito ao percentual de Reserva Legal e ao uso consolidado das áreas de APPs.

Mais informações sobre o CAR e sobre o novo Código Florestal podem ser acessadas no endereço eletrônico: www.car.mg.gov.br ou e no sicarmg@meioambiente.mg.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Equipe responsável pelo mutirão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG