Curso explora o uso de drones na conservação e restauração de florestas


Registro de áreas remotas de desertos da Mongólia, monitoramento de queimadas na Califórnia e entrega de suprimentos médicos na Ruanda são algumas das contribuições dos drones para a humanidade. Se no início foram desenvolvidos para fins militares, hoje são utilizados nas mais diversas áreas, sendo as ações relacionadas ao meio ambiente um terreno fértil para eles.

Esse é o caso do projeto “Explorando o uso de drones para apoiar a conservação e restauração de florestas no Mosaico de Áreas Protegidas do Sertão Veredas-Peruaçu”. Graças a ele, drones também sobrevoarão o Cerrado, a savana mais biodiversa do planeta e que já perdeu 50% de sua área original. A missão? A conservação do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, região que engloba 25 áreas protegidas, envolvendo o norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia.

O projeto é financiado pelo Fundo de Inovação Florestal da Rede WWF, que busca explorar possíveis aplicações de drones de baixo custo no apoio à conservação, proteção e manejo de florestas. É realizado em parceria entre o WWF-Brasil, a KWF Kashmir World Foundation de tecnologia e robótica e o Mosaico de Áreas Protegidas do Sertão Veredas-Peruaçu, e conta com apoio do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu/ICMBIO e da COOPERUAÇU, Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu.

Segundo Felipe Spina, biólogo e analista de Conservação do WWF-Brasil, “o uso de novas tecnologias para a conservação é um dos objetivos do WWF-Brasil. Para que os esforços de restauração e conservação sejam bem-sucedidos, devemos envolver significativamente as pessoas locais e combinar o conhecimento tradicional com a ciência e a tecnologia. Orientando assim práticas de conservação consistentes e o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Além, claro, de tornar o conhecimento realmente acessível".

Com este intuito de mesclar conhecimento local e tecnologia, o projeto oferece um workshop gratuito no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu em MG, entre os dias 04 e 09 de fevereiro. Intitulado Fly for Conservation, ou “Voando pela Conservação”, a oficina vai treinar aproximadamente 35 pessoas em montagem e a pilotagem de veículos aéreos não tripulados, os drones.

Felipe explica que o projeto explora o uso de pequenos drones de baixo custo e de código aberto para auxiliar no manejo florestal, na restauração e no monitoramento de unidades de conservação e de agroecologia da região.
Foto: Paulo Henrique G. de Souza
“Estamos trabalhando para capacitar os membros da Cooperativa Agroecológica Cooperuaçu formada para o extrativismo sustentável de árvores frutíferas do Cerrado, bem como equipes locais envolvidas em conservação, como gerentes de Áreas Protegidas, Guarda-parques, brigadas de incêndios florestais, ONGs, universidades e a comunidade local. Queremos empoderá-los com novas tecnologias para conservação e manejo sustentável dos recursos naturais dessa importante região", explica.

Raoni Japiassu Merisse, analista ambiental do ICMBio Mambaí-GO-APA Nascentes do Rio Vermelho, teve sua primeira experiência com drones e comenta sobre a oficina: “Graças ao ritmo de exposição dos conteúdos e da clareza demonstrada pelos instrutores, não estou tendo dificuldade de me familiarizar com essa nova ferramenta de trabalho”, afirmou.

Raoni conta seus planos com a nova ferramenta em mãos: “no ICMBIO de Mambaí, queremos utilizar os drones para mapear áreas queimadas e monitorar os danos causados pelo fogo. Como qualquer unidade de conservação (UC) do Cerrado, temos problemas com o fogo. Porém vislumbramos várias outras ações de gestão das nossas UCs que também poderão fazer bom uso do drone, como a identificação de acampamento de caçadores e pescadores. Assim podemos melhorar a eficácia e a segurança das ações de fiscalização”, completa.

O professor Hebert Canela, do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, relata que a realização do workshop anima os trabalhos do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e fortalece a gestão integrada e a governança nesse incrível território.

“A potente conexão entre as viagens e as novas tecnologias, trabalhadas com responsabilidade, ambienta transformações para um novo mundo possível, inclusive para o turismo, valoriza os princípios do Código de Ética Mundial para o Turismo, o patrimônio natural e cultural dos lugares e renova as noções sobre destinos inteligentes”, comenta. Hebert ressalta que esta ação educacional promove a interculturalidade e fomenta a transposição do conhecimento para as políticas públicas.

Os drones são uma ferramenta crucial na luta moderna para proteger ambientes ecologicamente ameaçados e espécies ameaçadas de extinção. “Os conservacionistas estão sendo capacitados na mais recente tecnologia para monitorar os desafios ambientais, como incêndios florestais, deslizamentos e desmatamento. Estamos muito animados com as contribuições deste curso para a população local e para a integridade do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu”, conclui Felipe Spina, do WWF-Brasil.

Mais sobre o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

O Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, foi recentemente ampliado de 1.8 milhão de hectares para mais de 3 milhões de hectares, passando a ter um total de 25 áreas protegidas. O território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu faz parte da região dos Gerais, imortalizada pelo escritor Guimarães Rosa, em que a diversidade ambiental, que abriga espécies endêmicas da fauna e flora do Cerrado, convive com a riqueza cultural dos povos tradicionais, mas tem sido alvo de desmatamento, queimadas e devastação.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os mosaicos de áreas protegidas são instrumentos de gestão e ordenamento territorial que têm por finalidade a conservação da biodiversidade por meio da integração entre as unidades de conservação e demais áreas protegidas de um determinado território.

Fonte: WWF
Foto: Paulo Henrique G. de Souza
Foto: Paulo Henrique G. de Souza

Matéria veiculada pela TV Norte de Januária a respeito do Workshop.
Clique AQUI para assistir

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG