Monitoramento e plantio de mudas nativas na vazante do Riacho Borrachudo

Funcionários com a família do Sr. João preparando as mudas para plantio
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, funcionários do IEF em Bonito de Minas fizeram uma ação de recuperação e monitoramento às margens do Riacho Borrachudo, próximo à cidade sede do município. 
O curso d'água encontra-se bastante assoreado e gera preocupação entre os moradores que dependem das águas do Borrachudo para molharem suas hortas, encher pequenos tanques de criação de peixe, dessedentação de animais e até mesmo o consumo doméstico.

Segundo o Sr. João Tomé, morador antigo da região, até uns dez anos atrás o Borrachudo possuía bastante água, haviam muitos peixes e várias lagoas marginais. Hoje as lagoas já não existem mais, os peixes acabaram e a água está cada vez mais escassa. 
Em sua propriedade é possível ver a vazante ainda preservada; mas em muitas outras, essa preocupação não existe; desabafa o Sr. João Tomé que ainda complementou: “Um meio ambiente saudável e equilibrado é dever de todos e não somente de alguns, senão de nada adianta uns preservar e outros destruírem”.

Durante o monitoramento na região, os funcionários da APA do Rio Pandeiros e APA Cochá e Gibão plantaram várias mudas de árvores nativas na vazante do riacho e na oportunidade, também ofertaram e plantaram árvores frutíferas nos quintais de alguns sítios que foram visitados durante a ação. 

Infelizmente foi observado que alguns sitiantes, principalmente os de idade mais avançada, não possuem o devido cuidado com o meio ambiente. Falta informações e uma metodologia de conscientização mais apropriada, já que possuem uma opinião solidamente formada. Mesmo convivendo com as dificuldades causadas por suas práticas ultrapassadas. Por sorte ainda existem pessoas como o Sr. João e sua família que ainda se preocupam com as questões ambientais e um meio ambiente mais saudável e equilibrado, principalmente em tempos de déficit hídrico.
Plantio de mudas frutíferas
Plantio de mudas nativas na APP do riacho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG