Dia Mundial da Água - PE Serra das Araras/REDS Veredas do Acarí

A diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. Pensando nisso o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Serra das Araras e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Aldeia em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Policia Militar de Meio Ambiente desenvolveu o Projeto: “ÁGUA, IMPOSSÍVEL VIVER SEM ELA” entre os dias 23 a 31 de Março de 2015 em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O Projeto foi desenvolvido nas escolas da rede municipal e estadual de dentro e entorno do Parque Estadual Serra das Araras (PESA), Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari (REDSVA) e RPPN Aldeia.
O objetivo do Projeto foi conscientizar os alunos e professores sobre a necessidade de preservação e cuidados com a água, mostrando suas múltiplas formas de uso, sua importância para a vida, além de ampliar a consciência sobre as questões relativas à água e a sua conservação, desenvolvendo atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação.
Em todas as escolas foram realizados:

 Palestra com o Cícero de Sá Barros (Gerente do PESA/REDSVA) sobre a Importância da Água.
 

 

Palestra com a Valéria Aparecida da Silva (Gerente da RPPN Aldeia) sobre: Preservação e Recuperação de Nascentes.
 

Palestra com José Flávio Pereira dos Santos (Monitor Ambiental) sobre: Formas de Economizar Água.
 

 Apresentação de uma peça teatral sobre o ciclo da água.
 

Distribuição de mudas de árvores frutíferas para as escolas.
 

Distribuição de camisetas e squeeze personalizados, (camisetas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e squeeze doadas pela Delta Sucroenergia – RPPN Aldeia).
 

Apresentação de vídeos educativos, e distribuição de panfletos e materiais educativos cedidos pela COPASA-MG.
 

A Escola Estadual Carmosina Durães Martins desenvolveu o Projeto: ÁGUA FONTE DE VIDA e nossa equipe participou do encerramento no dia 25 de Março, os alunos participaram com apresentações de peças teatrais, coral, danças etc.
 

 

A Escola fica na Comunidade de Igrejinha no município de Arinos no entorno da REDSVA, foi a primeira vez que a nossa equipe visitou a escola onde todos foram bem recebidos.
A nossa equipe participou com apresentação de uma peça teatral sobre o ciclo da água, palestras, distribuição de brindes e mudas de arvores frutíferas.
 

 

Segundo a Diretora Escolar Ildete Guedes Pitangui essa foi o início de uma parceria que a escola estava precisando.
Foi realizado em algumas escolas um concurso de redação com o tema: Água, sua importância, como preservar e economizar.
Na Escola Estadual Carmosina D. Martins (Igrejinha) foi realizado o concurso com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com a premiação doado pela escola e outro com as turmas do Ensino Médio com a premiação doada pela Delta Sucroenergia – RPPN ALDEIA.
Os vencedores foram: Noelson Bruno Soares Pinto (8° ano do Ensino Fundamental) e Maria Liliane (2º ano do Ensino Médio).









Na Escola Municipal Onias Torres Guedes (Ribeirão de Areia) a vencedora foi: Kênia Ferreira da Silva (7º ano do Ensino Fundamental) e na Escola Estadual Serra das Araras a vencedora foi: Gabriela Gomes (8º ano do Ensino Fundamental)









A Escola Estadual Serra das Araras desenvolveu o Projeto e o enceramento aconteceu no dia 31 de Março. Os alunos apresentaram músicas, poesia, teatro e participação do funcionário da COPASA – MG falando sobre formas de tratamento utilizado para tratar a água.
 

 

 

Esperamos que hoje todos estejam conscientes da importância da água para a vida, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, e que possam levar para seu meio social todos esses aprendizados.
Enfim, com o desenvolvimento do nosso projeto distribuímos 350 mudas de árvores frutíferas, 60 camisetas e 60 squeezes personalizadas, conseguimos atingir mais de 1000 pessoas contando com alunos e professores em 10 escolas da região.

Equipe PE Serra Araras/REDS Veredas do Acarí

Comentários

  1. Iniciativas como estas promovidas pelos servidores do parque Serra das Araras e da e Reserva Veredas do Acari são os que possuem maior probabilidade de sucesso. Preparando as crianças de hoje teremos cidadãos melhores no futuro.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG