Resgate de animal silvestre – Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla)



Em ação conjunta da Apa Serra do Sabonetal e Parque Estadual da Mata Seca, funcionários resgataram um tamaduá Mirim adulto em área urbana,na manhã de terça – feira 28 de abril de 2015.

O mamífero foi encontrado no telhado de uma casa na cidade de Itacarambi MG, a dona da casa ficou com medo que alguém causassem mal ao animal e pediu ajuda ao IEF, ao chegar no local encontraram o animal no telhado muito cansado. A atuação foi acompanhada de perto por curiosos e durou cerca de uns 20 minutos.Com uma escada um dos monitores subiu e retirou o animal. Após o resgate , e observar que o animal estava saudável, o tamanduá foi colocado em uma caixa e levado para soltura para a unidade de conservação Parque Estaudal Lagoa do cajueiro afastada da cidade.



Características
Mede de 93 cm a 1,5 m de comprimento com a cauda. Pesa de 3 a 8,4 kg. Também chamado de tamanduá-de-colete devido sua coloração básica ser amarelo-esbranquiçada, com pêlos pretos formando um desenho semelhante a um colete. O corpo é coberto por pêlos espessos, cheios de cerdas e duros. 

O focinho é longo e os olhos muito pequenos, não enxergando bem. As unhas dos dedos anteriores são grandes e grossas. Quando anda, utiliza os lados e nós dos dedos, evitando, assim, o desgaste das unhas que são usadas para auxiliar na obtenção do alimento. Não possui dentes. Engole o alimento inteiro, que é triturado no estômago, o qual possui uma parte da musculatura parecida com a moela das aves. 




Alimentação
Os tamanduás são os mamíferos mais especializados do mundo no que se refere à alimentação, isto é, são especializados em comer formigas e cupins. Mas eles comem também outros tipos de insetos como abelhas e suas larvas. 

São ótimos controladores naturais da população de cupins e formigas-carregadeiras que, quando em excesso, podem ocasionar sérios danos às plantações e pastagens.

Reprodução
Após um período de gestação de 5 meses, nasce 1 filhote que fica agarrado às suas costas por um longo período. Acompanha a mãe até a próxima gestação. 


Observações
Tem maior atividade crepuscular (isto é, ao escurecer). Sobe em árvores, usando a cauda como auxílio, onde pode se alimentar dos cupinzeiros arbóreos. É animal solitário. Quando não está em atividade, permanece em buracos de árvores e tocas de outros animais.

É dócil e de movimentos muito lentos. Ao estar excitado exala um cheiro horrível. Sua presença também pode ser revelada pelo forte odor da urina e fezes.

A espécie é sensível. O olfato é muito bom e o orienta para descobrir o esconderijo dos insetos. Para capturar os mesmos usa uma língua comprida cheia de saliva que cola nas formigas ou cupins e, então, é só puxá-los para a boca. Vive aproximadamente nove anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG