I Encontro da ACAN (Associação Cochanina Águas do Norte)

No ultimo dia dez de julho diversos órgãos ambientais se reuniram no município de Montalvânia para tratarem de temas relacionados ao desenvolvimento de ações visando à recuperação, revitalização e preservação do Rio Cochá, córregos das comunidades de Extrema, Barreiro de Santana, Água Ruim e Suçuarana e mananciais hídricos adjacentes, existentes na região.
Estiveram presentes à reunião o Sr. Renan Montalvão, presidente da ACAN (Associação Cochanina Águas do Norte), Jeferson Vieira Rocha, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Montalvânia, o Sr. Dinda..., presidente do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente), o Sr. DADÁ, representante do Poder Legislativo, o Sr. Domênico Morano Júnior, engenheiro ambiental, representante da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), o Sr. Dr. Daniel Henrique Souto Costa, Promotor Público do Meio Ambiente, o Sr. Mário Lúcio dos Santos, engenheiro florestal, Supervisor Regional do IEF (Instituto Estadual de Florestas), o Sr. Ricardo Neri, Gerente Regional da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), a Sra. Stela Abreu Santos, Superintendente Regional de Ensino de Januária) e o Sr. Dom José Moreira, Bispo Diocesano, da Diocese de Januária.
Foi apresentado às comunidades o resultado da primeira intervenção realizada pela ACAN, com apoio da CODEVASF na construção de um complexo de barramentos (sessenta barragens de contenção), cuja finalidade principal foi a contenção dos processos erosivos no córrego Barreiro de Santana.

Aproveitando a reunião, os participantes fizeram algumas visitas: A primeira parada foi no Córrego Extrema, onde o fluxo de água já não existe mais. Neste ponto o presidente da ACAN expôs o difícil trabalho de recuperação deste córrego. A segunda parada aconteceu em uma das barragens de contenção feita para impedir o processo erosivo no córrego Barreiro de Santana.
Neste ponto, segundo o Presidente da ACAN, o Sr. Renan Montalvão, a palavra foi usada pelo Sr. Domênico Morano Júnior que explicou sobre a aquisição dos recursos para a obra e a importância da mesma. 
A terceira parada aconteceu na comunidade de Água Ruim. Neste ponto foi convidado um morador da região, conhecido como “Kinha” que conduziu o grupo à uma nascente do Córrego Água Ruim.

Toda a caravana seguiu a pé pela mata até a nascente. Foi percebido que a nascente estava bem preservada e sem uso para animais e plantações, naquela área. O mesmo não se pode dizer da área mais abaixo porque, segundo o morador “Kinha”, aproximadamente, 27 famílias vivem da exploração deste manancial. A quarta parada da caravana aconteceu em Janaina, às margens do Rio Cochá. Após a visita ao rio, todos se dirigiram à uma cobertura no local, onde o Sr. Cássio Montalvão, filho do fundador da cidade de Montalvânia, e que também acompanhava a caravana, apresentou um grande projeto que pretende lotear a área de Janaína e criar um polo de atração turística no local.

Na oportunidade Mário Lúcio dos Santos, Supervisor Regional do IEF falou sobre questões legais e práticas da implantação do projeto e do papel fiscalizador do Instituto. 
Destacou que a água não é um insumo, mas um bem comum e, por isso, deve ser protegida. Deixou claro que o IEF estará acompanhando de perto todo o processo e ajudando na criação de alternativas aos moradores da região.Segue algumas fotos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

  1. MUITO BOM QUE TODOS OS ÓRGÃOS COMECE A TER ESSE OLHAR DE CARINHO AS RECUPERAÇÕES E REVITALIZAÇÃO DE RIOS,NASCENTE E ETC... PARABÉNS A TODA EQUIPE QUE DEUS CONTINUE COLOCANDO PROPÓSITOS EM SEUS CORAÇÕES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG