PE Serra das Araras e REDS Veredas do Acarí acolhem participantes do Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas

O XVIII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas reuniu os povos do sertão mineiro para uma festa de diferentes tradições culturais, com danças, comidas típicas, e artesanatos. Esse encontro é uma oportunidade para vivenciar as tradições culturais, além de divulgar o turismo nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Há três anos, a caminhada realizada dentro do projeto passou a percorrer algumas unidades de conservação, com objetivo de divulgar os atrativos e pontos turísticos. Neste ano os caminhantes passaram pelo Parque Estadual Serra das Araras, Parque Estadual de Sagarana e pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável (REDS) Veredas do Acari.

O projeto “O Caminho do Sertão-De Sagarana ao Grande Sertão: Veredas” aconteceu de 6 a 14 de julho. Segundo o gerente do PE Serra das Araras e da reserva Veredas do Acari, Cicero de Sá Barros, o IEF prestou todo apoio aos caminhantes dentro da UC, até chegarem à Vila Serra das Araras, onde pernoitaram. “Houve uma recepção aos caminhantes no parque, onde aconteceram apresentações de diversas manifestações folclóricas, culturais e artísticas”, disse.

Depois da calorosa recepção, no dia 11 de julho, os participantes percorreram 30 km dentro do PE Serra das Araras. O percurso foi realizado por trilhas, nas quais margearam a Vereda Catarina passando pela Serra das Araras, onde puderam contemplar belas paisagens panorâmicas, e chegaram a uma comunidade quilombola, a Barro Vermelho, por onde andaram mais 10 km. Ainda dentro do parque, pernoitaram em casas de famílias tradicionais. No dia seguinte, 12 de julho, os caminhantes percorreram o município de Chapada Gaúcha, margeando o Rio Pardo e atravessando belas paisagens.
O evento é realizado desde 2001, no município de Chapada Gaúcha. O palco, montado na praça principal recebe as apresentações culturais e tradições das comunidades. Também são montadas barracas para venda de comidas típicas, produtos artesanais, frutos e sementes do cerrado.

A festa do Encontro dos Povos acontece no município Chapada Gaúcha, no norte de Minas, há vários anos. As principais manifestações nesses encontros são os causos, as cantigas de roda e a quadrilha caipira. Além disso, outras atividades como pinturas, apresentações de violeiros, produção de artesanato, culinária tradicional, documentários e apresentação de bandas de forró fizeram parte das atividades. “A nossa participação no evento já vem acontecendo há algum tempo, e neste ano o IEF contribuiu com um stand e a realização de oficinas de produção de mudas e doação”, completou Cícero.

Fonte: ASCOM/SISEMA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG