LOBO GUARÁ NO PARQUE ESTADUAL DA MATA SECA

Foi comprovada a ocorrência de Lobos Guarás na Unidade de Conservação, a partir de fotografias tiradas na Sede do Parque Estadual da Mata Seca, unidade de conservação de administração do IEF. O registro foi possível, após diversas tentativas dos Guarda-Parques da UC. Devido os desmatamentos nos fragmentos de cerrado, é possível que a espécie ameaçada de extinção, esteja buscando novos habitats, locais que apresentem um maior grau de conservação. Não obstante, no parque Estadual da Mata Seca há predominância dos maiores fragmentos notáveis da Mata seca preservada do estado de Minas Gerais, no qual a espécie encontrada é atípica deste ambiente natural.
INFORMAÇÕES DA ESPÉCIE

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos os nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.
Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa suas presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados do Cerrado, como o araticum e a lobeira (Solanum lycocarpum), alimento muito consumido pelo guará.
É avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG