Intercâmbio entre Unidades de Conservação

Durante os dias 9 e 10 de janeiro foi realizado um intercâmbio entre as UC's estaduais: PE da Mata Seca, PE Verde Grande e APA Lagedão; todas geridas pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF no PARNA Cavernas do Peruaçu que está sob gestão do Instituto Chico Mendes de Biodversidade - ICMBio.

Os monitores e agentes de parque das unidades se dividiram em dois grupos de 8 pessoas, desse modo todos puderam visitar o Parque Nacional e as unidades não ficaram sem funcionários para o monitoramento.

Leidson dos Reis Nunes, monitor do PE Verde Grande e também credenciado como condutor no Parque Nacional guiou os dois grupos nas visitas. 
Na chegada ele apresentou as normas e os procedimentos de visitação para todos. 
Gilmara Pereira de Jesus, condutora e funcionária do ICMBio apresentou sobre o seu trabalho quanto a questão do agendamento e organização das visitas ao Parque. Enquanto o representante do Instituto Ekos Brasil Murilo Mendes Melo esteve presente nos dias de intercâmbio através da venda de livros e calendários com informações, mapas e curiosidades do Parque. Todo lucro com a venda desses produtos são revertido ao Fundo Peruaçu.

Rafael Pereira Pinto, analista ambiental falou sobre o funcionamento da unidade, uso público, número de visitantes e a capacidade de carga das grutas, processo de credenciamento dos condutores e a obrigatoriedade dos visitantes serem acompanhados por um condutor. "Entendo como de extrema relevância que haja essa troca de experiência entre gestores de unidades de conservação. Às vezes as respostas que estamos procurando, eles já encontraram a muito tempo, e essa troca valoriza o saber de cada um. Fiquei surpreso com o interesse do grupo em tentar entender o funcionamento do Parque como um todo, muito além da visitação. Espero que haja mais esse tipo de atividade, inclusive que nós do ICMBio possamos aprender e compartilhar nas unidades geridas pelo IEF." Ressaltou Rafael.

Durante o percurso foram feitas atividades de interpretação e percepção do ambiente. E em um dos momentos todos foram convidados a fechar os olhos em um dos percussos da trilha e relatar a sensação de ficar de olhos fechados e em silêncio naquele ambiente. “Lembrei da minha casa", conta Ruan Mendes Marques Veloso, agente de parque que é do Município de São Francisco distante 190 Km do Parque da Mata Seca.

Todos ficaram maravilhados com o lugar, gostaram da estruturação da unidade, Deyvisson Rogério Vieira de Sousa, monitor do PE da Mata Seca que havia visitado o Parque Nacional salientou que: "Após as obras de reestruturação e adaptação à visitação turística as visitas ficaram muito mais seguras e a acessibilidade aos principais atrativos melhorou consideravelmente."

Leidson, é formado em turismo, possui vários cursos sobre condução ambiental e trabalha como monitor da MGS no Parque Verde Grande há 9 anos e contou sua experiência em unidade de conservação, a importância de conduzir uma trilha para os diversos tipos de grupos e o que estas atividades proporcionam aos visitantes. Também contou sobre as histórias dos sítios arqueológicos e os processos de formação das cavernas 

“Foi muito bom pois a gente não se conhecia, todos se interagiram muito bem. É muito bom conhecer a história de cada um.” relatou Leidson.

“No dia eu não pude ir, mas já havia comentado com todos que na visita eles prestassem atenção na sinalização da unidade, das trilhas, as escadarias e passarelas e claro que contemplassem as belezas cênicas que o Parque proporciona” comentou Laíssa de Araújo Viana, coordenadora regional de unidade de conservação e gerente das unidades PEVG, PEMS e APA Lagedão.

"Sempre que vou a uma unidade tiro fotos, pego o modelo e mostro a eles para usarmos como exemplo nas UC's que trabalham. Essa visita foi ótima para verem de perto uma unidade bem estruturada e me ajudarem a ter idéias do que podemos fazer com as nossas com os recursos que temos." Completou Laíssa.


Informações sobre os atrativos do Parque podem ser encontrados clicando AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG