IEF participa de curso de criação de UCs e gestão de conflitos nas áreas protegidas do Mosaico Sertão Veredas–Peruaçu

Promovido pelo WWF-Brasil e MVB Consultores Associados, aconteceu nos dias 21 a 24 de maio de 2019, no SESC Januária, o curso de criação de Unidades de Conservação e gestão de conflitos nas áreas protegidas do Mosaico Sertão Veredas–Peruaçu. Participaram deste evento, os gerentes das UCs, alguns servidores da URFBio Alto Médio São Francisco e demais órgãos vinculados ao Conselho Consultivo do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. 

Foram trabalhados no curso, temas de muita relevância, como o processo de criação de uma UC, com a expectativa de fomentar novas áreas protegidas, em especial, as áreas municipais, bem como o papel dos Conselhos Gestores e Planos de Manejo como arena para mediar conflitos ambientais e sociais, abordando conceitos, aspectos legais, causas e elementos de um conflito. 

Houve também palestras sobre o conflito pelo uso da água, ministradas por Wesley França, Chefe do Escritório do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) em Montes Claros e de Flávio Pimenta, Professor da UFMG e Perito do Ministério Público do Estado de MG. 

Aconteceu ainda, visitas técnicas ao distrito de Brejo do Amparo, em Januária, que possui um grande potencial para se tornar uma unidade de conservação municipal, devido às belezas paisagísticas e sistema cárstico nela existentes; ao Parque Municipal Urbano Ecológico e Cultural Salustriano, em São João das Missões, onde houve palestra e debate com o Secretário de Meio Ambiente da cidade, Adailton Santana, sobre a criação desta UC municipal e sobre os conflitos existentes na região pelo uso desordenado da água e à uma localidade que sofre com os conflitos pelo uso irregular da água no Rio Itacarambi. 

Por fim, houve a culminância do curso, através de trabalho em grupos, apresentando propostas sobre o conflito pelo uso da água, expondo as ideias e levando à plenária todas as discussões realizadas.
Clique na foto para ampliar:
 

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG