APA Serra do Sabonetal sofre com incêndios florestais


A APA integra o Sistema de Áreas Protegidas de Jaíba e ocupa 82.500ha, inserida nos municípios de Itacarambi, Jaíba e Pedras de Maria da Cruz. A APA está inserida na região mineira do bioma da caatinga, considerada de importância extrema no trabalho “Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Caatinga”, publicado em 2000 pelo Ministério do Meio Ambiente, assim como pelo “Biodiversidade em Minas Gerais: um Atlas para sua Conservação”, publicado pela Fundação Biodiversitas em 2005. O SAP Jaíba ocupa uma área em torno de 170.000ha, sendo 70.000ha formados por UC’s de proteção integral.

Embora esteja protegida por lei, podemos citar diversos impactos ambientais oriundos das ações humanas. O desmatamento é considerável no interior da Uc, que são utilizados para vários fins, como: agropecuária, agricultura, dentre outros. A caça e pesca predatória são notórios na APASS e os prejuízos ambientais são incalculáveis, Com a biodiversidade em risco de extinção e que teoricamente estariam protegidos nestas áreas. 

Os incêndios florestais são os principais impactos predominantes na APASS e as causas são muitas vezes desconhecidas. Os prejuízos são imensuráveis, pois é extremamente difícil levantar dados para uma tragédia ambiental de potencial destruição. A perda da biota aquática, da biodiversidade em seu contexto geral é lastimável. Podemos falar de espécies animais ou vegetais que nunca foram estudados e já estão à beira da extinção ou já extinguiu pelos incêndios florestais. O recurso financeiro gasto pelo estado é grandioso e vem dos cofres públicos, recursos dos quais poderiam ser investidos em outros setores, como: Educação, Saúde, Cultura. 

A APASS é alvo constante destes crimes ambientais e vem ao longo dos anos sofrendo com tantas agressões humanas. Há ocorrência de incêndios em áreas que posteriormente ocorreram estas intervenções e os trabalhos de educação ambiental são constantes nas comunidades no interior da Apa com intuito de minimizarmos tantas ações desarmônicas. Nota-se a dificuldade que a flora local tem em se reestabelecer, quando falamos de um impacto ambiental tão veemente como este. Embora tenhamos inúmeros impactos ambientais na APASS, continuamos firmes nos trabalhos de Educação Ambiental Continuada na perspectiva de que atingiremos metas expressivas de conscientização ambiental.
Segue algumas fotos das ações de combate realizados pela equipe da APA :

Zilma Mendes Lourenço
Educadora Ambiental/Bióloga
Apa Serra Sabonetal/Rebio serra Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG