Parque Estadual do Pau Furado é aberto à visitação pública


O Parque Estadual do Pau Furado (PEFP) foi entregue à população em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14). A área é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e foi criada como medida compensatória pelo licenciamento das usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco. A partir de agora, estará aberto à visitação pública de terça a domingo das 8h às 16h. Nos dias de semana as visitas devem ser agendadas e nos finais de semana o acesso é livre, respeitando a capacidade diária de 150 visitantes.

A conscientização sobre a preservação do meio ambiente é um dos motivos que possibilitaram a abertura do parque à visitação pública, tornando-se a primeira unidade de proteção integral com esse acesso na região do Triângulo Mineiro. "Essas áreas devem ser acessíveis para serem preservadas, pois desenvolvem um tipo de turismo com pessoas ligadas ao convívio com a ecologia", destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu Torres Marques.

A unidade de proteção integral se estende por uma área de 2.186 hectares (equivalentes a 2,1 mil campos de futebol) e abrange territórios tanto de Uberlândia quanto do município de Araguari. O parque conserva elementos do bioma cerrado nas mais de 900 espécies de fauna, como onça-parda, arara-canindé e tamanduá-bandeira, e flora, como a aroeira-do-sertão. Também conta com um centro de educação ambiental na sede.

Ainda entre as atrações, há acesso a duas cachoeiras e cinco trilhas para estreitar o contato da natureza com o visitante. Para os adeptos do ciclismo, a reserva possui uma estrada de 5 Km adequada à prática, que se inicia na cachoeira do Marimbondo e vai até o rio Araguari. O banho na prainha será permitido respeitando as normas de segurança.
"Sabemos a importância dessa unidade de proteção e a Prefeitura está à disposição para divulgar e auxiliar em projetos de educação ambiental", afirmou Thaís Martins Fatureto, secretária municipal de Meio Ambiente.

Para finalizar o estágio de abertura à população, o Parque Estadual do Pau Furado passou por várias fases, que iniciam pela sua criação em janeiro de 2007 e pelos processos de regularização fundiária, estruturação e manejo. Com alcance de dois milhões de habitantes em seu raio, o diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio, acredita que o parque será um dos mais visitados de Minas. "O parque tem potencial turístico enorme em função da sua posição geográfica", observou.


Matéria extraída do site : www.uberlandia.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG