Eleições no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu

                                                                             Foto: Thais Alves – WWF Brasil
Aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro de 2014, no SESC Laces de Januária, a eleição dos novos conselheiros do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, para o Biênio 2014-2016.


O Conselho, de caráter consultivo, é formado por 44 entidades, sendo 22 representando instituições governamentais e 22 representando a sociedade civil. Foram eleitos representantes de diversas instituições e órgãos públicos como o Instituto Chico Mendes de Conservação 

da Biodiversidade (ICMBio), WWW-Brasil, Funatura, Instituto Biotrópicos, IBAMA, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA), FUNAI, Cáritas Diocesana de Januária, várias prefeituras da região, cooperativas, associações comunitárias, entre outros

O IEF, através do Escritório Regional Alto Médio São Francisco, possui cadeira cativa por ser órgão gestor das 07 Unidades de Conservação estaduais que compõem o Mosaico, sendo elas: Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros, Área de Proteção Ambiental Cochá Gibão, Refúgio Estadual de Vida Silvestre do Rio Pandeiros, Parque Estadual da Mata Seca, Parque Estadual Veredas do Peruaçu, Parque Estadual Serra das Araras e Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari.

As entidades cadastradas, em cumprimento ao Regimento Interno do Conselho Consultivo, tiveram um prazo de 30 dias para inscrição. Dentre os requisitos estavam: atuação comprovada no território do MSVP; mínimo de dois anos de atividade regulamentada e não ser órgão colegiado. A representação da sociedade civil é contemplada através de organizações não governamentais com atuação na região da unidade, população residente e do entorno e população tradicional, dentre outros.


                                                                             Foto: Thais Alves – WWF Brasil

O Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, oficialmente reconhecido pelo Ministério de Meio Ambiente, sob a Portaria nº 128/2009, localiza-se na margem esquerda do rio São Francisco, região norte de Minas Gerais e sul da Bahia. Possui área de aproximadamente 1,8 milhões de hectares, distribuídos em 10 municípios mineiros (Formoso, Arinos, Chapada Gaúcha, Urucuia, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Itacarambi, São João das Missões e Manga) e 01 município baiano (Côcos). Abriga onze Unidades de Conservação e a Terra Indígena Xacriabá. É gerido de forma participativa por seu Conselho Consultivo promovendo o desenvolvimento sustentável nas comunidades locais, por meio do extrativismo e turismo de base comunitária. Situado em área de transição entre os biomas Cerrado e Caatinga, apresenta alto índice biodiversidade e qualidade ambiental. Além da comunidade indígena Xacriabá, abriga populações tradicionais como os vazanteiros e quilombolas.


 Yale Bethânia Andrade Nogueira
Assessora Jurídica IEF/ERAMSF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG