Educação Ambiental no Sistema de Areas Protegidas do Jaíba – Conhecendo para preservar

Alunos do colégio Pilares de Jaiba em visita técnica ao Parque Lagoa do Cajueiro e Viveiro de mudas, para uma das ações do projeto conhecendo Biodiversidade e a diversidade da vida.
Abordando os seguintes temas:
Biodiversidade, corredores Ecológicos, sucessão Ecológicas, espécies Nativas, endêmicas e exóticas, nascentes e mata ciliar, viveiro, desflorestamentos e fragmentação de habitat. 
Dia de campo onde alunos levaram informações do nosso bioma caatinga.
O bioma Caatinga é rica em espécies  animais e vegetais, muitas delas endêmicas. Este bioma brasileiro possui importante biodiversidade e deve ser preservado e valorizado.
Uma das principais características da vegetação da caatinga é que grande parte das espécies perdem suas folhas durante a estação seca. É um recurso para diminuir a perda de água durante o período seco.
- Em grande parte da caatinga as árvores são de pequeno porte e encontram-se espaçadas.
- Grandes partes dos vegetais possuem raízes profundas (para encontrar água em profundidades mais altas) e espinhos. 
- Muitas espécies vegetais estocam água no caule e nas folhas, para enfrentar o período seco.
 Nesta visita técnica contamos também com a presença do gerente do parque Neilton Viana Neves que falou da criação do parque Lagoa do cajueiro e de sua importância para o meio ambiente.
Com a presença dos guardas – parque, que falam, com os alunos de sua experiência  no monitoramento.Eles que eram caçadores e pescadores, hoje contam que são guardiões das florestas , juntos com toda equipe do parque, que realizam o trabalho preventivo de educação ambiental, diminuindo muito a caça e pesca predatória, os incêndios, graças aos trabalhos de monitoramento e educativo em torno do parque Lagoa do cajueiro.


Na sede do parque alunos plantaram usando pneus
Alunos conhecendo a horta orgânica da sede do parque Lagoa do cajueiro
A importância dos alimentos sem agrotóxicos.
 Segue mais algumas fotos da visita:









Cleudenice Oliveira dos Santos VianaCoordenadora de Educação Ambiental no Sistema de Áreas protegidas do JaibaBióloga /Pós Graduada em Direito AmbientalTermo de Cooperação IEF/Prefeitura de Matias Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campanha de Consumo Consciente da Água

Especial - Parque Estadual Serra das Araras

Projeto: Semana de Educação para a vida - Januária/MG